Uma história dos fatos franceses e da sociedade
Terminando nossa série de posts sobre curiosidades da França, hoje Márcia de Rizzo e Diego Antunes, professores particulares de francês em São Paulo – SP apresentam abaixo algumas informações sobre a França.
O nome oficial da França é República Francesa ( République Française ). Tornou-se uma República em 1792 como resultado da Revolução Francesa contra séculos de domínio real. A Revolução começou com o assalto da fortaleza Bastille em 14 de julho de 1789, um evento que é celebrado todos os anos em toda a França, conhecido como Dia da Bastilha.
Hoje, a França ainda mantém 15 territórios no exterior, incluindo Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa, Reunião e Mayotte. De volta ao continente, a França metropolitana (incluindo a Córsega) é dividida em 13 regiões e subdividida em 96 departamentos . O passado colonial do país é uma das razões pelas quais há mais de cinco milhões de pessoas de descendência árabe e africana que vivem na França.
A França tem uma das maiores economias da zona do euro, depois da Alemanha. A França é um dos maiores exportadores de produtos de luxo do mundo, com as quatro maiores empresas Cartier, Chanel, Hermes e Louis Vuitton, por si só, valem bilhões. As principais exportações da França incluem aeronaves, alimentos, produtos químicos, máquinas industriais, ferro e aço, eletrônicos, veículos motorizados e produtos farmacêuticos.
Cerca de três quartos dos 66,4 milhões de habitantes da França vivem em áreas urbanas, e Paris, a capital, tem cerca de 2,2 milhões de habitantes sozinhos, com Paris metropolitano sede de cerca de 12,4 milhões de pessoas, de acordo com o escritório nacional de estatística ( INSEE ). A França tem a segunda maior população da Europa após a Alemanha, representando 13% da União Européia. A França teve a maior taxa de natalidade da Europa em 2014, de acordo com a OCDE, com a média de idade para mulheres nascidas em cerca de 30 anos.
O equilíbrio entre vida profissional e familiar na França ocupa o 12º lugar em todos os países da OCDE. Os trabalhadores franceses se aposentam mais jovens do que em outros países da OCDE; No relatório de 2012, a idade média foi de 59,7 anos para homens e 60 para mulheres, em comparação com as médias da OCDE de 64,2 e 63,3. As pessoas podem reivindicar uma pensão estadual aos 62 anos, que é uma das idades de aposentadoria mais baixas do mundo.