A França é conhecida, dentre outros títulos, como “o país do vinho”. 

Se você já esteve por lá, deve ter percebido sabe que ele está presente no dia a dia dos franceses:

Onde?

Na mesa do almoço ou jantar, nos restaurantes, bares, nas reuniões de amigos, nos piqueniques, ou seja, é um amigo fiel e companheiro para todas as horas.

Bar Counter

A tradição vinícola do país é sustentada pelo constante aprimoramento de seus métodos de cultivo e técnicas de vinificação no decorrer dos anos, o que garantiu à França prestígio e reputação inabaláveis.

Sendo assim, com mais de 20 regiões, vinícolas em praticamente em todo território, exibe uma variedade de rótulos, graças a ampla diversidade de uvas cultivadas em seus vinhedos.

O que é a cultura Terroir?

O sucesso do vinho francês está intimamente ligado à cultura do Terroir:

Terroir é uma particularidade francesa que dá a seus vinhos personalidade, de acordo com as uvas utilizadas, os terrenos onde foram cultivadas, o microclima da região, a experiência dos viticultores e ainda a qualidade da cave ou dos barris.

Além disso, ele é conceito cultural, ligado às comunidades locais, que vivem do cultivo e culto ao vinho. Vejam a diversidade destas preciosidades:

Vinhedo de Bordeaux, Bourgogne, Champagne, Corse, Jura, Languedoc, Provence, Roussillion, Savole, Sud-Quest, Val-de-Loire, Val-de-Rhône.

Por conta disso, existe uma grande dificuldade em falar quais são os seus prediletos. Pode ser comprado em caves, supermercados e vendinhas, não faltam boas opções.

Segue uma lista de alguns vinhos mais apreciados e conhecidos:

CELENE, Blanc Brut Tem notas de acácias e frutas cítricas que se misturam com aromas de especiarias e torrefação. A estrutura na boca é equilibrada e fina.

Château LA BOTTE Réserve Cuvée Alexandre – Possui gosto predominantemente amadeirado, porém com um lado suave.

Château ROUCHEREAU – Notas de cereja, cassis, regaliz, anis, frutas vermelhas e cacau.              

Royal SAINT-EMILION – Bela cor vermelho-cereja. Tipo Merlot, tem notas de morango, framboesa, especiarias.

Château LA JORINE – Notas de baunilha e cerejas. Combina com uma bela carne grelhada.

Vamos beber vinho, faz bem!!! Moderadamente.

Santé !