São vários motivos pelos quais os brasileiros aprendem francês. A língua tem um status romântico e de beleza, além da oportunidade de utilizar a língua em mais de 30 países francófonos em viagens ou a trabalho. Alguns aprendem para fins de imigração. De alguns anos pra cá, vem crescendo o número de brasileiros no Canadá e o francês pode somar pontos no processo de candidatura. É uma tendência que deve se manter nos próximos anos.

Exposition in Stockholm's Fotografiska Museum
A francofonia representa um mosaico cultural, social e humano onde todos falam e estudam uma língua comum

Enfim, os motivos são muitos, mas vamos listar alguns fatos sobre a língua que podem ajudar na decisão de estudar, independentemente do objetivo geral ou específico que se tenha.

O francês é uma língua tradicional na gastronomia, moda, teatro, artes visuais, dança e arquitetura. Com o aprendizado você pode ter acesso às versões originais de grandes clássicos da literatura francesa e se aprofundar em obras cruciais do pensamento político, filosófico e social da humanidade, o assunto pra lá de interessante.  

Em qualquer país francófono, precisando de informações você irá garantir a simpatia dos falantes nos cinco continentes.

A língua francesa está sendo muito utilizada na internet e totalmente amparada nos meios da educação local e remota, chega ser fascinante, vem aí o grande interesse dos brasileiros.

A partir daí torna-se a grande atração dos entrar de cabeça nos grandes meios de comunicação francesa e global: TV5, Le Monde, Radio France Internationale, entre outros, o idioma é de fácil aprendizado e existem vários métodos clássicos e alternativos que os interessados podem progredir com rapidez.

E indo pra esse lado mais França do frances, há quem diga que não resiste a um “Je t’aime” ou um agradecimento a um chef francês usando a frase “mes compliments au chef” (meus comprimentos ao chef), e o máximo de cordialidade e elegância quando se come em um restaurante, se for o caso.

Com motivos ou não, aprender uma língua estrangeira faz bem pra saúde mental. Isso já é motivo suficiente pra se exercitar no idioma.