O Réveillon é umas das datas mais esperadas em grande parte do mundo ocidental – momento no qual se inicia um novo ciclo se comemora a passagem de um ano calendário para outro.

A palavra réveillon tem origem francesa e significa essencialmente “despertar” ou “acordar”. É chamada pelos franceses de Nouvel An ou La Saint Sylvestre – como a corrida que é feita no Brasil, a São Silvestre, realizada geralmente no último dia do ano.

A comemoração para entrada do ano no dia primeiro teve sua decretação oficial no ano 46 A.C quando imperador Júlio Cesar baseado no calendário de Juliano. E ao passar dos anos, esta data tornou-se um costume;

O réveillon na França é majoritariamente comemorado na casa de amigos que se encontram para jantar, beber e confraternizar com uma ceia regada a muito champagne, petits-fours, salgados e doces diferenciados. Não há queimas de fogos e os franceses não costumam se programar com muita antecedência, como no Brasil.

Após comerem, os franceses fazem uma festinha dentro de casa e na contagem regressiva pra meia noite, quando chega no zero, todos se abraçam com música e gritam “Bonne année!”- Feliz ano Novo.

Idealmente, esta comemoração dura até o Dia da Epifania, 6 de janeiro, quando se celebra o Dia de Reis e os franceses comem a saborosa Gallete des Rois, conhecido como Bolo Parisiense.

A França fica muito iluminada nesta data e dá para fazer vários passeios durante a virada do ano e ficar com amigos em casa, até por conta do clima frio nesse período.