DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: UM DIA FERIADO?


No dia 08 de dezembro, comemora-se em todo país o dia de Nossa Senhora da Conceição, mas poucas pessoas sabem, que por falta de previsão legal, esta data não pode ser considerada oficialmente como feriado nacional, embora na prática muitas pessoas e empresas consideram-na para fins de descanso e celebração.

Este dia, muito importante para os fiéis católicos, comemora a vida da Virgem Maria, mãe de Jesus.

A celebração foi decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV e em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimônia, em Vila Viçosa, para agradecer Nossa Senhora pela Restauração da Independência de Portugal. Ele caminhou até a igreja de Nossa Senhora da Conceição declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Na França, também há feriados católicos:

  1. Páscoa (“Fête des Pâques”)

É a festa mais importante do calendário católico em muitos países, inclusive na França. Celebra-se a paixão de Cristo, de sua morte à sua ressureição, geralmente comemorada entre o dia 22 de março e o dia 25 de abril.

2. L’Ascension

A quinta-feira de “l’Ascencion” celebra o último encontro de Jesus com os discípulos dele antes da sua ascensão aos céus.
Em 2022, este feriado está marcado para dia 22 de maio

3. L’Assomption

Um outro feriado católico na França é o dia da “Assomption”, no dia 15 de agossto onde se comemora a subida aos céus da virgem Maria.

4. La Toussaint (Festa de todos os Santos)

Essa festa presta homenagem a todos os martírios da religião católica.

Esses exemplos ilustram bem que, mesmo o Brasil e a Franca sendo repúblicas laicas, a influência da religião na sociedade é relevante. Grande paradoxo ou influência da história passada sobre a presente?