Em momentos de emergência, é muito comum ficarmos sem palavras ou sem saber o que fazer. Mesmo em nossa língua materna, muitas vezes é complicado achar a coisa certa ou até mesmo alguma coisa para dizer e tentar manter a calma. Mas, o que fazer quando precisamos falar outra língua?

Para evitar situações em que você não sabe o que dizer, principalmente situações de emergência, separamos quatro expressões que pode usar para manter a calma ou para ajudar alguém que precisa!

1 – Garder son sang-froid

Com origem na Idade Média, essa expressão se relaciona com a temperatura do sangue no nosso corpo. Assim como em português, o francês também possui a noção de que, quando alguém está nervoso ou é bastante impaciente, essa pessoa tem o sangue quente. Portanto, quando se fala para alguém manter a cabeça no lugar, se acalmar, geralmente pedimos para que essa pessoa tenha sangue frio.

E é isso que essa expressão significa, com sua tradução quase que literal. Pode-se dizer que, em português, era seria algo como, “fica frio” ou até mesmo “tenha sangue frio”.

2 – Être d’un calme olympien

Expressão que se refere a uma situação ou, geralmente, uma pessoa que possui uma calma imperturbável. Sua tradução literal seria algo como “possuir uma calma olimpiana”, palavra que se refere ao Olimpo, monte da mitologia grega que é a morada dos deuses. Pode-se dizer que ela significa alguém que possui uma calma divina.

3 – Rester de marbre

Outra frase que tem uma tradução literal parecida com o que temos em português. É uma expressão que vem de tempos antigos, quando as estátuas de mármore se popularizaram e chegaram aos museus franceses. Se pararmos para analisar uma estátua, veremos que ela permanece impassível a qualquer situação, ao contrário de alguém que fica agitado ao ficar nervoso.

A expressão significa uma sugestão para que alguém não mostre seus sentimentos e não reaja a brincadeiras ou provocações. Seria algo como “se fingir de mármore” ou, se fossemos adaptar para expressões que conhecemos por aqui, poderíamos traduzir como “fazer cara de paisagem”.

4 – Garder son calme

Essa frase é uma das mais simples e, com certeza, uma das que você vai mais utilizar. Ela significa “fique calmo” e, assim como no português, pode ser usada para vários momentos e situações diferentes. É um jeito simples e direto de tentar se acalmar ou acalmar alguém.

Essas expressões podem ser úteis num momento em que não sabe o que falar ou que precisa acalmar alguém. A dificuldade em saber as palavras certas num momento como esse sempre existe, mas ao saber algumas expressões como essas, você já tem ideia de onde começar!

Para que você perca o medo de falar e aprenda muito mais sobre expressões usadas no cotidiano francês, pode participar de uma aula-degustação conosco totalmente gratuita! Para não perder essa oportunidade é só você preencher o formulário que entramos em contato. Não fique mais perdido em expressões desconhecidas, comece hoje mesmo sua jornada de aprendizado!

Agende uma aula-degustação