O processo de aprendizagem de um novo idioma exige o aprimoramento constante do vocabulário. Afinal, conhecer novas palavras e expressões é a chave para se comunicar com mais segurança. Se você está se aventurando no francês, separamos 4 clássicos da literatura francesa que serão muito úteis. Com uma produção literária tão rica, foi até difícil selecionar apenas alguns títulos, mas eles valem muito a pena!

Nord Perdu, de Nancy Huston

Nancy Huston é uma escritora canadense que descreve nessa obra (em francês) a sua experiência de aprendizado da língua francesa. É um ensaio que narra as suas dificuldades e limitações e até o efeito que o idioma tem sobre ela, por não ser a sua língua materna. Ao longo do enredo, a personagem, casada com um marido búlgaro (e, portanto, tendo o francês como único canal de comunicação entre o casal), aborda a velhice de uma forma muito poética, como o momento em que ambos vão “perder” as palavras, tendo que dialogar por gestos.

Por ser bem focado na experiência de uma pessoa que não tem o francês como língua materna, é uma leitura bem interessante para aprimorar o vocabulário.

L’Étranger, de Albert Camus

A obra foi traduzida para o português (O Estrangeiro) e é o romance mais consagrado de Camus. Narra a história de Meursault, que mora na Argélia, na época em que era uma colônia francesa. A história começa quando ele recebe a notícia da morte da sua mãe e não mostra nenhum tipo de impacto emocional diante do ocorrido. O personagem principal mata um árabe na praia e, durante seu julgamento, o foco é a sua incapacidade de sentir a morte da mãe.

Além de ser um clássico, é considerado um livro tranquilo para quem está começando a ler em francês. O fato de a história ser muito conhecida ajuda na associação de termos desconhecidos para o leitor, sendo uma forma muito eficiente de reconhecer novas palavras.

Le Petit Prince, de Antoine de Saint Exupéry

A história do encontro entre o aviador e o pequeno príncipe que mora em um planeta do tamanho de uma casa dispensa maiores apresentações. Aliás, se você nunca leu uma obra em francês, essa é uma boa opção para começar, porque os parágrafos são bem curtos e diretos, o que facilita muito a leitura para quem é iniciante. Se você faz parte do time que leu a versão em português, terá mais facilidade para entender o significado de termos até então desconhecidos, assim como no livro anterior.

Les Trois Mousquetaires, de Alexandre Dumas

Esse é um dos autores franceses mais importantes dessa lista, então não poderia ficar de fora! A obra que deu origem ao lema “um por todos e todos por um” conta a história de D’Artagnan, um jovem que sai de sua cidade natal até Paris com a expectativa de se tornar um dos mosqueteiros do rei. Lá, ele conhece os “inseparáveis” Athos, Porthos e Aramis. É um livro divertido que envolve o leitor com esse enredo de aventura.

Por ter sido escrito em 1844 e ter um “quê” histórico, ele pode ser um pouco mais desafiador do que os anteriores, mas mesmo assim é ótimo para quem está aprendendo francês.

Por falar em aprimorar o vocabulário francês, preencha o cadastro para fazer uma aula-degustação conosco e conhecer o nosso método de ensino!

Agende uma aula-degustação