As Olímpiadas de 2024 em Paris vão conhecer uma prova totalmente inédita.

No “Marathon Pour Tous Paris 2024” (“A maratona para todos Paris 2024”), atletas amadores poderão correr na mesma pista que a prevista da competição oficial, com profissionais, no mesmo dia, horário e com as mesmas condições de competitibilidade.

Essa prova foi um grande argumento da candidatura da França nos jogos e aparentemente um grande trunfo que fez dar certo a campanha e a aprovação! A organização de provas “Grand public” (Grande Público) será paritária entre 50% de homens e 50% de mulheres.

No último dia 31 de Outubro foi realizada uma prova qualificatória da maratona onde 1000 corredores receberam uma convite para participar na prova das Olimpíadas. Para obter essa qualificação, o parâmetro escolhido foi tentar se equiparar ao máximo com a estrela da prova, o queniano Eliud Kiptanui, que saiu correndo depois do grupo de amadores.

Marathon pour Tous - Paris 2024 - Qualifié si vous terminez devant  Kipchoge... - Trimag

Infelizmente várias pessoas consideraram injusto esse sistema, devido ao fato que os amadores mais rápidos tinham muito pouco passos a frente do queniano para esperar chegar a linha de meta antes do recordista mundial.

Face à controvérsia sobre a dificuldade da prova, o comité Olímpico decidiu disponibilizar 400 novas regatas pelos corredores mais rápidos que foram, segundo ao site oficial dos Jogos, tratados injustamente.

Paradoxos à parte, a iniciativa de democratizar o esporte e trazer o amadorismo no mesmo palco e cenário dos jogos oficiais é um bom sinal de que o esporte é pra todos e a diversão deve sempre prevalecer.

Quer aprender francês e acompanhar mais de perto as Olimpíadas? Fale com a gente!