Bonjour, ça va ?

Estudar francês e se tornar fluente é um desafio, mas estamos aqui para lhe ajudar nesse processo. Hoje trouxemos algumas dicas para melhorar o seu francês.

Dica 01: o caderno de erros

Mais um material interessante no qual você pode investir tempo e energia: O caderno de erros. O mais fácil para eliminar um erro é ser confrontado a ele com freqüência. Para não esperar fazer esse erro em uma redação ou na conversa com o professor, pode deixá-lo anotado em um caderno organizado da seguinte forma: Faça duas ou três colunas. Uma coluna ERRO, onde você escreve o erro que sempre faz, a palavra errada mesmo. Na segunda coluna que chamaremos de CORREÇÃO, anote a frase/palavra correta. Uma terceira coluna EXEMPLO (facultativa) pode ser utilizada para colocar uma frase exemplo completa. Depois de receber comentários do professor, ou correção de redação, acrescente os erros mais comuns/que você repete no seu caderno de erros.

Não precisa anotar todos os erros, apenas os mais importantes você corrigir. Antes de cada aula ou período de estudos do francês, pegue o caderno e leia uma vez seus erros e as correções. Fazendo isso não deveria repetir tanto aquele erro, até não fazer mais ele. Apesar de tudo isso vale lembrar que “l’erreur est humaine”, e essa lema tem muito a ver com nossa próxima dica, fique atento ao whatsapp para não perder!
À bientôt

Dica 02: inclua o francês na sua vida

Tem várias formas de fazer isso. Primeiro você pode colocar seus aparelhos (celular, tablete, computador) em francês. Com certeza aprenderá várias palavras. Em mandarim seria complicado mas prometemos que não estará completamente perdido caso mude seu celular para francês! Falando de celular, utilize aplicativos disponíveis para estudar fora da aula (conjugação, dicionário, vocabulário) e brinque quando tiver um tempinho livre. Pode por exemplo aproveitar o tempo de espera no médico para estudar um pouco aprender umas palavras, praticar a conjugação.

Essa “ginástica” no dia dia realmente faz a diferencia! Esses aplicativos não são bons para estudar o idioma de forma completa, mas são bem práticos para micro sessões de revisão em qualquer lugar. Com certeza seu professor tem recomendações e dicas de novos aplicativos interessantes, é uma área que inova muito e rápido.
À bientôt.

Dica 03: leia em francês

Você gosta de ler? Gosta de francês? Que maravilha! Vamos ler em francês então! Claro que não estamos falando para você começar pelos Misérables ou Marcel Proust logo de cara. Não seria muito produtivo e a maioria acabará desistindo. Até o Petit Prince deixou alguns alunos para trás! Mas nesse caso, o que recomendam principalmente para iniciante? Existe uma serie de livros feitos para os estudantes de FLE (Francês Língua Estrangeira) classificados por nível, com historias muito interessantes e atividades entre cada capitulo para praticar ainda mais.

A maioria desses livros vem junto com a versão áudio do livro. Não tem melhor forma de treinar as competências passivas (leitura e escuta), pois esses livros são totalmente adaptados ao ensino da língua. Durante a aula, pode fazer atividades com o professor também, está aqui para ajudar. E se você quer muito saber sobre o Jean Valjean ou até começar a ler Jules Verne, pode procurar edições simplificadas par estudantes (Français Facile, CLE) das obras francesas mais famosas. Tudo isso se encontra na Livraria Francesa de São Paulo ou na internet! Bonne lecture…

Agende uma aula-degustação