Dados de 2020 do Relatório da Franconfonia revelam que o francês é a 5ª língua mais falada no mundo.
Grande parte dos falantes de francês está localizada na África Ocidental e se explica pela história da colonização na África conduzida pela França e a Bélgica.
No continente africano existe uma grande diversidade cultural, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além das milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português.
Alguns dos países que é falado a língua francesa atualmente:
Republica Democrático do Congo, Madagascar, Costa do Marfim, Guiné, Camarões, Burkina Faso, Mali, Senegal, Ruanda, Haiti, Burundi, Togo, Gabão, Djibuti, Seychelles.
Há aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo que falam francês.
No entanto, o país com maior população de língua francesa não é a França. Em vez disso, uma nação africana, a República Democrática do Congo, encabeça a lista com um total de mais de 77 milhões de pessoas.
Muito né? A França ocupa o segundo lugar, com aproximadamente 67 milhões de pessoas. Madagascar e Camarões, com 24 milhões e 23 milhões de pessoas, respectivamente, estão em quarto e quinto lugares.
Nos cinco principais estados africanos com o maior número de falantes de francês, a Costa do Marfim é a quarta, depois dos Camarões, com cerca de 22 milhões de falantes. O Níger também ocupa o quinto lugar, com uma estimativa de 19 milhões de pessoas.
Além disso, a África representa mais de 70% da população mundial de falantes de francês. Os cinco principais países somam mais de 35% da população total mundial de falantes de francês.