Sempre se ouve dizer que o português não é uma língua fácil para se aprender, mas ensinar português para franceses não é tão impossível como alguns podem pensar.

Por compartilharem a mesma origem – o latim – a aquisição do idioma português pode ser uma experiência surpreendente para o estudante francês. As similaridades vão contribuir para tornar o processo mais prazeroso tanto para o aluno quanto para o docente. Empenho e disciplina não podem ser deixados de lado como em todo processo de aprendizado, mas é fato que as duas línguas têm muito em comum e convivem muito bem. Português para franceses reforça a união entre os países, o que já pode ser visto há algum tempo.

Para que haja êxito no estudo do idioma português, é necessário observar algumas dicas que facilitarão o processo de aprendizagem do estudante.

Dicas

  • É importante o professor conhecer o perfil do aluno. Sabendo dos pontos fortes e fracos, o nível de conhecimento do idioma, tudo isso vai facilitar o trabalho do docente e aperfeiçoar o ensino.
  • Saber o motivo pelo qual o aluno deseja aprender português pode servir de fator de motivação nos momentos de desânimo que ocorrerão ao longo do processo.
  • Ensinar português para franceses exige dedicação tanto do docente quanto do aluno, então se dedique ao máximo.
  • Abuse da conversação! Fale em português nas aulas sempre que possível.
  • Os verbos devem ser ensinados sem procrastinação.
  • Usar materiais de apoio é sempre boa opção. Músicas, filmes e livros podem auxiliar a aprofundar o conteúdo.

Treine bastante

Como qualquer aquisição de novo idioma, para aprender o português a regra será a mesma: Treine sempre que puder! É preciso praticar para chegar ao objetivo de falar a nova língua.

Estudar os conteúdos propostos pelos professores e fazer os exercícios. O português para franceses deve ser encarado como um projeto e como tal precisa de tempo para ser concluído. A prática e a leitura devem ser práticas habituais para os estudantes, somente dessa forma os resultados chegarão.

Uma boa equipe pedagógica poderá auxiliar nesta jornada, pois com a metodologia adequada o aluno não perderá tempo pensando por onde deve começar os estudos. Um bom profissional faz toda diferença na hora de estudar uma nova língua, pois com essa escolha bem feita o educando estará definindo o nível de português que deseja falar no futuro. Pesquise antes de tomar qualquer decisão!

O ensino do português para franceses tem demonstrado procura e por isso no momento de escolher o curso, a qualidade e o nível dos professores devem ser observados no momento da contratação do serviço, pois por se tratar de investimento não pode ser mensurado somente pelo valor financeiro.

A educação sempre traz benefícios que irão perdurar por toda a vida do estudante, além de torna-lo uma pessoa mais preparada para um mundo onde a interação entre os povos a cada dia ganha mais espaço.

Agende uma aula-degustação