A gastronomia francesa é conhecida em todo o mundo pela sua qualidade e diversidade. É fruto de uma herança secular e que constantemente evolui aos profissionais que revisitam os clássicos.

O que se leva em consideração são os componentes da gastronomia francesa: bons produtos cujos sabores harmonizam juntos, a escolha cuidadosa dos pratos que refletem a diversidade das regiões, o casamento entre comida e vinho; a qualidade da cozinha e a estética da mesa.

Em todos os momentos felizes e agradáveis de sua existência, os franceses estão reunidos em torno de uma boa refeição. Quer se trate de um “aperô” – esquenta – entre amigos, uma refeição comercial ou um banquete, esta refeição preza pela convivialidade, pelo humanismo à mesa e pelo bem-estar. 

Fancy Restaurant

Falar da gastronomia na França, do ponto de vista do historiador, significa buscar suas origens, explicar a sua reputação, destacar as relações que ela mantém com as diversas produções alimentares inter-regionais e transnacionais e as suas tendências diante das novas culinárias hoje presentes. 

É indiscutível a supremacia da cozinha francesa através da História Moderna e Contemporânea que nos leva às suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes, a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes.

Com charme e versatilidade incontestáveis, a gastronomia francesa é responsável pelas inúmeras e outras cozinhas que nela se espelham e estão espalhadas pelo mundo, bem como das formas de fazer da cozinha e da mesa: verdadeiras artes.