02/09/2015 – PORTO ALEGRE, RS, BRASIL – Entrevista com escritor e crítico de cinema Enéas de Souza. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Dia primeiro de novembro, morreu o gigante brasileiro do piano, Nelson Freire, aos 77 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Na França, os jornais comentaram:

“Nelson Freire, géant du piano Brésilien est mort“, Le Monde – Nelson freire, gigante do piano brasileiro morreu no “Le Monde”. 

“Le virtuose brésilien Nelson Freire est mort à 77 ans” – Le Point – O virtuoso brasileiro Nelson Freire morreu as 77 anos – Le Point.

Grande amigo de Martha Argerich, Nelson era admirado por seus pares e considerado como “Le secret le mieux gardé du piano” (o segredo mais bem guardado do piano).

Nelson freire nasceu em 18 de outubro de 1944 no sul do Brasil, em Boa Esperança, cidade com 12 000 habitantes e apenas dois pianos. Com cinco anos, já dominava com maestria mais de cinquenta obras e, em 1957, ganha o primeiro concurso internacional de piano do Rio De Janeiro com o “Concerto Empereur” de Beethoven.

Em 1959, ganha uma bolsa de estudos que o faz viajar para Europa onde encontra Martha Argerich, exilada da Argentina. Os dois nunca mas se separarão e formarão um incrível duo de pianistas (1983: “Deuxième suíte pour deux pianos” de Rachmaninov).

Pessoa apaixonada pela arte, Nelson Freire tinha uma profundidade musical e apurada humanidade.