O alfabeto francês não difere muito dos alfabetos das outras línguas. Ele é um dos componentes que são muito importantes dentro de qualquer sistema linguístico.

Através dele, é possível estabelecer associações para auxiliar a formar sílabas que, consequentemente, serão capazes de criar novas palavras em uma língua. Nesse artigo, aprenderemos um pouco sobre o alfabeto em francês.

Algumas características do alfabeto em francês

Assim como muitas línguas, o alfabeto francês possui 26 letras e é baseado no alfabeto latino. Um importante ponto a ser observado é que existem cinco acentos na língua. Tais acentos podem mudar a pronúncia das palavras.

Letras do Alfabeto:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Estas são as letras do alfabeto. Contudo, é necessário que você atente para o fato de que a pronúncia pode ser alterada, de acordo com a palavra que estiver próxima a cada uma delas.

Em relação à mudança da pronúncia, as letras que possuem som diferente do alfabeto em português são: E, H, J, L, M, N, O, Q, R, U, W, X, Y e Z.

            Um dos benefícios de saber o alfabeto é poder soletrar seu nome, por exemplo, caso em uma viagem você diga seu nome e o ouvinte não entenda.

Escrita X Fala

             É importante observar que existe uma grande diferença em relação à escrita e à fala da língua francesa. Tal fato acontece porque o número de letras é bem maior do que o de sons. (fonemas).

            Isso significa dizer que alguns sons podem possuir diversas grafias.

 Curiosidades sobre algumas letras

Como foi possível perceber, as principais diferenças entre a língua portuguesa e a francesa estão relacionadas à pronúncia. Veja , abaixo, algumas curiosidades sobre estas distinções:

  • as letras k e w são utilizadas principalmente em vocábulos de origem estrangeira;
  • as letras K e qu apresentam a pronúncia semelhante à palavra carro;
  • para pronunciar a vogal u, facão o seguinte: articule seus lábios como se fosse produzir o som “u”, entre o som “u” e “i”.

 Dicas para aprender a pronunciar o francês

Sem dúvida, o francês possui uma fonética muito peculiar. Para assimilar bem esses sons e conseguir produzi-los de maneira eficiente, é indispensável que você procure treinar bastante, além de ouvir bastante conteúdo na língua francesa.

Quanto mais tempo você passar em contato com a língua, melhor conseguirá se apropriar da pronúncia das letras e palavras.

Começar com o alfabeto pode ser uma excelente forma de incentivo para um aprendizado intensivo da língua.

Invista tempo em seu aprendizado. Aprender uma nova língua significa poder adentrar em outras culturas. É uma viagem que pode te trazer inúmeros benefícios.

Aprender o alfabeto não é somente tarefa de criança. Este pode ser o pontapé inicial para que você se torne fluente na língua francesa.

Está esperando o quê? Comece a aprender o alfabeto em francês agora mesmo na ProFrancês!