Bonjour! Você sabia que existem várias palavras em francês que usamos no nosso dia a dia sem nem perceber?

É verdade! Muitas vezes, essas palavras se tornaram tão comuns em nosso vocabulário que nem nos damos conta de sua origem francesa.

Neste artigo, vamos explorar 20 palavras em francês que utilizamos diariamente, mas talvez não saibamos que são de origem francesa.

Prepare-se para se surpreender com a influência da língua francesa em nosso cotidiano!

1. Sutiã

Começamos com uma palavra que faz parte do vocabulário de muitas mulheres: sutiã. Essa peça íntima feminina tem origem no francês “soutien-gorge”, que significa literalmente “sustentador de seios”. É interessante notar como a palavra foi adaptada em português para uma forma mais curta e prática.

2. Batom

Outra palavra que faz parte do universo feminino é o batom. Essa palavra vem do francês “baume à lèvres”, que significa “bálsamo para os lábios”. O batom é um item de maquiagem indispensável para muitas mulheres e seu nome em francês revela sua função de hidratar e embelezar os lábios.

3. Boné

Se você é fã de bonés, vai se surpreender ao descobrir que essa palavra também tem origem francesa. O boné vem do francês “bonnet”, que significa “gorro”. Essa peça de vestuário é muito popular em todo o mundo e seu nome em francês revela sua origem.

4. Maiô

Quando vamos à praia ou à piscina, é comum ver mulheres usando maiôs. Essa palavra vem do francês “maillot”, que significa “roupa de banho”. O maiô é uma opção elegante e prática para quem prefere uma peça única ao invés do biquíni.

5. Degrade

O termo “degrade” é amplamente utilizado na área de design e moda para descrever uma técnica de transição suave entre cores. Essa palavra vem do francês “dégradé”, que significa “gradiente”. O degradê é muito utilizado em diversos contextos, como cabelos, roupas e até mesmo em design gráfico.

6. Garçom

Quando vamos a um restaurante, é comum sermos atendidos por um garçom. Essa palavra vem do francês “garçon”, que significa “rapaz” ou “menino”. O garçom é responsável por atender os clientes, anotar os pedidos e servir as refeições, e seu nome em francês é amplamente utilizado em diversos países.

7. Boutique

Se você é fã de moda, com certeza já ouviu falar em boutiques. Essa palavra vem do francês “boutique”, que significa “loja”. As boutiques são conhecidas por oferecerem roupas e acessórios exclusivos e de alta qualidade, geralmente de marcas renomadas.

8. Croissant

Quem não gosta de um delicioso croissant no café da manhã? Essa palavra vem do francês “croissant”, que significa “crescente”. O croissant é um pão em formato de meia-lua, muito popular na França e em diversos países ao redor do mundo.

9. Champagne

Quando queremos comemorar algo especial, muitas vezes brindamos com uma taça de champagne. Essa palavra vem do francês “champagne”, que é uma região da França conhecida por produzir vinhos espumantes de alta qualidade. O champagne se tornou sinônimo de celebração e luxo.

10. Baguete

A baguete é um tipo de pão muito popular na França e em diversos países. Essa palavra vem do francês “baguette”, que significa “vara” ou “bastão”. A baguete é caracterizada por sua forma alongada e crocante, sendo um acompanhamento perfeito para diversos pratos.

11. Café

O café é uma bebida apreciada em todo o mundo, e a palavra em si tem origem no francês. A palavra “café” vem do francês “café”, que por sua vez tem origem no árabe “qahwa”. O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e possui uma grande variedade de sabores e preparos.

12. Menu

Quando vamos a um restaurante, é comum recebermos um menu para escolhermos nossas refeições. Essa palavra vem do francês “menu”, que significa “pequeno”. O menu é uma lista de opções de pratos disponíveis em um estabelecimento, e seu nome em francês é amplamente utilizado em todo o mundo.

13. Clichê

A palavra “clichê” é utilizada para descrever algo que é considerado previsível ou estereotipado. Essa palavra vem do francês “cliché”, que significa “esterótipo”. O termo é amplamente utilizado em diversas áreas, como na literatura, cinema e fotografia.

14. Croquete

O croquete é um salgado em formato de cilindro, geralmente feito com carne ou legumes. Essa palavra vem do francês “croquette”, que significa “bolinho”. Os croquetes são muito populares em diversos países e são uma opção deliciosa para petiscar.

15. Cuisine

A palavra “cuisine” é utilizada para se referir à culinária ou à arte de cozinhar. Essa palavra, que é de origem francesa, é amplamente utilizada em diversos idiomas para descrever a gastronomia de um determinado país ou região. Portanto, sempre que você falar sobre cuisine, estará utilizando uma palavra em francês.

16. Ballet

O ballet é uma forma de dança clássica que encanta pessoas de todas as idades. Essa palavra, que é de origem francesa, é utilizada em diversos idiomas para se referir a essa forma de arte. Portanto, sempre que você falar sobre ballet, estará utilizando uma palavra em francês.

17. Décor

A palavra “décor” é utilizada para se referir à decoração de um ambiente. Essa palavra, que também é de origem francesa, é utilizada em diversos idiomas para descrever a aparência e o estilo de um determinado espaço. Portanto, sempre que você falar sobre décor, estará utilizando uma palavra em francês.

18. Parfait

A palavra “parfait” é utilizada para se referir a algo perfeito ou impecável. Essa palavra, que significa “perfeito” em francês, é amplamente utilizada em diversos idiomas para descrever algo que é considerado ideal ou sem falhas. Portanto, sempre que você utilizar a palavra parfait, estará utilizando uma palavra em francês.

19. Protégé

A palavra “protégé” é utilizada para se referir a alguém que é protegido ou apoiado por outra pessoa. Essa palavra, que também é de origem francesa, é utilizada em diversos idiomas para descrever alguém que recebe cuidado ou orientação de outra pessoa mais experiente. Portanto, sempre que você utilizar a palavra protégé, estará utilizando uma palavra em francês.

20. Foyer

A palavra “foyer” é utilizada para se referir a uma área de descanso ou recepção em um local, como um foyer de teatro ou um foyer de hotel. Essa palavra, que é de origem francesa, é utilizada em diversos idiomas para descrever um espaço de transição ou de acolhimento. Portanto, sempre que você se encontrar em um foyer, estará utilizando uma palavra em francês.

Conclusão

Neste artigo, exploramos 20 palavras em francês que utilizamos no nosso dia a dia sem nem mesmo percebermos. Essas palavras, que são amplamente utilizadas em diversos idiomas, demonstram a influência da língua francesa em nosso vocabulário cotidiano. Desde palavras relacionadas à gastronomia, como café e croissant, até expressões como rendez-vous e déjà vu, o francês está presente em diversos aspectos de nossas vidas.

É interessante observar como a língua francesa enriquece nosso vocabulário e nos permite expressar ideias de forma elegante e sofisticada. Ao utilizar essas palavras em nosso dia a dia, estamos não apenas enriquecendo nosso próprio vocabulário, mas também reconhecendo a importância e a influência da língua francesa em nossa cultura.

Espero que este artigo tenha despertado sua curiosidade e incentivado você a prestar mais atenção às palavras em francês que utilizamos no nosso cotidiano. A língua francesa é verdadeiramente fascinante e merece ser explorada e apreciada. Aproveite para expandir seu conhecimento e descobrir outras palavras em francês que fazem parte do seu vocabulário diário. Bonne chance!