fbpx

Na última quinta-feira – dia 25 de novembro – comemorou-se, nos Estados Unidos, o feriado denominado de “Thanksgiving” – Ação de Graças e também o “Action de Grâce” no Québec (Canadá).

Elegant Thanksgiving Dinner

A festa acontece sempre na última quinta de novembro nos Estados-Unidos e é marcada por muita abundância alimentar, incluindo o tradicional peru recheado. Os valores envolvidos na festão são a união familiar e nacional, a gratidão pela vida e tudo isso regado a alegria, festas e felicidades.

A Ação de Graças existe desde 1621 e foi criada pelos peregrinos fundadores da colônia de “Plymouth” que celebraram a primeira colheita dos colonos nos Estados-Unidos.

Logo depois da guerra da Independência (1775-1783) foi decretado pelo governo americano como feriado nacional em num discurso de Georges Washington. Depois desse evento, a celebração ocorreu em datas diferentes, conforme o ano, até que o presidente Abraham Lincoln decidiu em 1863 de estabelecer uma data fixa pela festa: o último quinta do mês de novembro.

Lincoln tomou essa decisão no meio da guerra civil (1861-1865) com óbvios interesses políticos a fim de unificar o povo americano em uma data e festa comum, apaziguando os ânimos do conflito vigente.

A “Action de Grâce” no Québec também é um feriado devido as mesmas razões que o Thanksgiving ou seja a celebração da colheita.

Mas de outra forma, ela tem a sua fonte dos europeus que chegaram com “Sir Martin Frobisher” no leste do ártico em 1578. A refeição era composta de carne salgada, de biscoitos e de purê de ervilhas a fim de comemorar a chegada da tripulação na América.

Diferentemente dos Estados-Unidos, a ação de graça do Canada acontece todas as segundas semanas do mês de outubro, e o símbolo dela nas casas do Québec é a abóbora. A partir desse dia, a Ação de Graças foi decretada feriado nacional pelo governo canadense em 1957.

Mas que seja nos Estados-Unidos ou no Québec, a Ação de Graça é, antes de tudo, uma ocasião para as famílias se reunirem juntas e compartilhar um jantar celebrando a união nacional dos povos Americanos.

Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 11 97471-4488
Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 86 9974-0784