Fundadora
Professora formada pela Aliança Francesa. Realizou o Cours de Civilisation Française da Sorbonne, em Paris e é associada à Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP).
O idioma francês sempre foi para mim um meio de expressão marcante de vida e instrumento fundamental de trabalho. Com vivência de mais de 30 anos na língua e literatura francesa pude trabalhar como assistente de presidentes de grandes empresas francesas no país, além de ministrar aulas para executivos.
Organizado sob os cuidados da Federação Brasileira de Professores de Francês, o Congresso Brasileiro de Professores de Francês reúne enseignants e formateurs de todo o Brasil para grandes atividades: apresentação de projetos, concluídos ou em andamento, desenvolvidos por pesquisadores, intercâmbio de vivências pedagógicas, discussões sobre os rumos do ensino do francês em terras brasileiras e estrangeiras. Por ocasião de sua 18ª. edição (2011), da qual estive presente, professores e estudantes de francês tiveram a oportunidade de reafirmar, através da Carta de Curitiba, a importância da língua francesa como idioma da cultura, das boas oportunidades profissionais e do crescimento pessoal para os brasileiros.
Todos os anos, a Aliança Francesa de São Paulo organiza, no mês de fevereiro, seu tradicional Colloque Pédagogique. Com a participação de renomados estudiosos da didática de FLE no mundo, o Colóquio Pedagógico da Aliança Francesa paulistana é, para professores e estudantes de Francês, a primeira grande oportunidade do ano para travar contato com novas perspectivas metodológicas e novos paradigmas profissionais
Formation Pédagogique pour Professeur de Français Langue Etrangère
Module: Approfondir et dynamiser ses pratiques de classe
Langue Onze – Ecole de langues (Toulouse – France).
Formation Pédagogique pour Professeurs de Français Langue Etrangère
Module: Activités théâtrales en classe de FLE
Module: Grammaire autrement
Universités du Monde (Nice – France)
Stage de formation pour enseignants
Institut d’Etudes Françaises à Touraine – L’Université de Tours (Tours – France)
Formation Intensive pour Enseignants de Français Langue Étrangère
Centre d´Approches pour les Langues Vivantes (Vichy – France)
Cours de Phonétique
Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo (São Paulo – Brasil)
Diplôme Approfondi de Langue Française
Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo (São Paulo – Brasil)
Cours de Didactique pour l´Enseigment du Français Langue Étrangère
Aliança Francesa (São Paulo – Brasil)
Cours Supérieur de Langue Française
Aliança Francesa (São Paulo – Brasil)
Certificat Pratique de Langue Française
Aliança Francesa (São Paulo – Brasil)
Certificat d’Etudes Pratiques
Aliança Francesa (São Paulo – Brasil)
Cours de Langue et Civilisation Française
Université Sorbonne (Paris – France)
VII Journée de Formation: “Apprendre pour Agir ou Agir pour Apprendre?”
Universidade de São Paulo (São Paulo – Brasil)
APFESP : RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Uma entidade como a Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo, permite ao profissional de ensino de FLE (Français Langue Étrangère – Francês Língua Estrangeira) uma gama considerável de oportunidades de aprimoramento técnico-pedagógico. Como membro da APFESP, participo constantemente de eventos, cursos no Brasil e no exterior e jornadas lingüísticas – como o célebre Bain Linguistique – promovidas ou divulgadas por esta instituição.
CAVILAM : FORMAÇÃO CONTINUADA NA FRANÇA
Para os professores de francês interessados em participar de formações pedagógicas na França, a APFESP promove anualmente (nos meses de junho e julho), viagens a destacadas Universidades Francesas. Uma das mais importantes é a Universidade CAVILAM (d´Approches Vivantes des Langues et des Médias), em Vichy. Em 2010 tive a oportunidade de uma estadia de formação neste prestigioso instituto, podendo participar de seus cursos, seminários culturais e ateliers elaborados especialmente para o ensino da gramática francesa através de ações lúdicas. Destaco também os encontros pedagógicos promovidos pelas principais editoras do segmento, como: Hachette, CLE International, Didier, Hatier, Maison des Langues, Chronique Sociale, etc.
Diretor
Professor de francês e coordenador pedagógico da escola ProFrancês, Diego Antunes foi alfabetizado na língua francesa e se formou na Fundação Bilingue Lycée Pasteur, escola francesa no Brasil, na cidade de São Paulo. Com um repertório de quase 30 anos de estudo e de comprometimento com o francês, hoje Diego é responsável pelo conteúdo de francês no canal no YouTube da escola e no engajamento de criações de novas metodologias de ensino da ProFrancês.
EXPERIÊNCIA
Diego leciona francês há 7 anos e realiza trabalhos de tradução livre. Formado em Direito pela PUC-SP e tendo trabalhado 8 anos na área jurídica e empresarial, utiliza-se dessa experiência para lecionar francês em empresas e ajudar seus alunos em um trabalho customizado para atingir seus objetivos. Há pouco menos de 1 ano, vem desenvolvendo um trabalho de metodologia de ensino do idioma francês e estudando formas de aprendizado que tragam novas perspectivas no ensino do francês.
Diego também tem experiência no mundo das artes. É ator, escritor, poeta, dramaturgo, compositor e cantor. Essas habilidades permitem que ele seja um professor versátil e sensível no aprendizado de francês de seus alunos.