Sugestão de filmes franceses

Algumas sugestões de filmes franceses poderão ajudar em seu desenvolvimento no idioma, mas é bom deixar claro que não substitui as aulas e os exercícios propostos pelo professor.

Assistir um bom filme é sempre uma boa pedida, mas além de relaxar o entretenimento pode agregar muito para sua fluência no idioma. Você conseguirá treinar enquanto se diverte. Existe opção melhor!

Descubra seu nível

É importante saber seu nível de domínio na língua para poder escolher a forma como usará os filmes em francês para ajudá-lo em seus estudos. Não adianta querer se enganar, seja sincero com você! As sugestões de filmes franceses só vão trazer algum resultado se você souber usar da forma adequada.

Algumas pessoas acreditam que elas não vão entender o filme porque não dominam o vocabulário, o que é uma grande verdade, pois sabendo seu nível de domínio no idioma você será capaz de escolher a melhor forma de usar essa opção para ajudar no aprendizado. Se você ainda não fala nada de francês, não tem como assistir um filme sem legendas em português num primeiro momento. Vá retirando as legendas gradativamente, como etapas de aprendizado. Lembre que esta ferramenta é para auxiliar seu conhecimento! Sugestões de filmes franceses não faltam, faça sua escolha com calma e divirta-se aprendendo!

Cuidados na escolha

Escolha filmes que tenham vocabulário próximo ao que você aprende em seu curso. Filmes com muitas gírias ou francês específico de uma localidade podem atrapalhar ao invés de auxiliar seus estudos.

A época também é fator importante na hora da escolha do filme. O filme “Les 400 Coups” (Truffaut 1959) pode ser uma boa produção, mas as expressões usadas nele fazem parte do vocabulário de um francês dos anos 1960 e o idioma tem evoluído bastante desde então. Todas as sugestões de filmes franceses devem primeiro passar por uma análise criteriosa que pode contar com o auxílio de um professor, para que o resultado seja satisfatório e a experiência agradável para o novo falante.

Dicas de filmes

  • “La fille du RER” – com a premiadíssima Catherine Deneuve
  • “La Tête en friche”
  • “La Rafle”
  • “La Double vie de Véronique”
  • “Pieds nus sur les limaces”
  • ” La trilogie: Trois couleurs: Bleu, Blanc, Rouge”

Assista com paciência

No momento em que for ver o filme, preste atenção nos diálogos. Tente entender as palavras pelo contexto da frase e não por seu significado isolado. Lembre-se que tudo pode ser adaptado. As sugestões de filmes em francês que foram mencionadas devem ser assistidas sem pressa e se possível mais de uma vez para que você possa observar sua evolução a cada nova sessão.

Bom filme!

Tudo que puder acrescentar ou acelerar os estudos é sempre bem vindo, por isso os filmes sempre são escolhas feitas em primeira mão por estudantes que desejam melhorar pronúncia e domínio de vocabulário no idioma francês. Como já dissemos nada substitui um bom curso de formação no idioma, mas ferramentas auxiliares são vistas com bons olhos pelos professores, pois farão conexões importantes com o conteúdo dado.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.