Qual a religião da França?

Religião na França

Apesar da França não possuir o hábito de manter estatísticas oficiais sobre dados religiosos, existem algumas informações sobre as religiões mais preponderantes no país.

Tais estimativas são, na verdade, dados não oficiais e revelam que o Catolicismo é uma das principais religiões do país.

Uma das razões que faz com que a França não estabeleça estimativas oficiais das religiões é o fato de que neste país a liberdade religiosa é defendida e vivida de forma plena.

Liberdade religiosa na França

Desde a declaração de 1789, que trata sobre os Direitos do Homem e do Cidadão, instaurou-se na França uma verdadeira liberdade religiosa.

Assim, embora o Catolicismo seja a principal religião do país, ele não é mais considerado a religião oficial do Estado, já que o Estado é laico.

Tendo como pressuposto essa liberdade, há ainda, na França, outras religiões.

De acordo com o site Wikipédia, uma pesquisa realizada em 2003, pela companhia World Factbook demonstrou que o Catolicismo romano representava 33% dos adeptos à religião.

O protestantismo, por sua vez, estava em 6% e os judaísmo contava com 2% de adeptos.

Embora esses dados não sejam oficiais, isto é, não foram divulgados por agências ou órgãos de pesquisas ligados ao governo, essa diversidade de religiões demonstra que a liberdade religiosa é, de fato, praticada na França.

Outro fator que pode comprovar isso é o grande número de denominações religiosas.

Na França, há outras minorias religiosas tais como: Testemunha de Jeová, Santos dos Últimos Dias, adventistas, dentre outras.

Contudo, é importante citar que, embora os números revelem quantidade, nem sempre eles são capazes de mostrar o que realmente acontece na prática.

Veja, por exemplo, o que acontece com o catolicismo.

Apesar de o catolicismo ser a religião da maioria do povo francês há mais de um milênio, nem todos que se intitulam católicos são, de fato, católicos praticantes.

Uma parte deles não é assídua nas atividades religiosas.

Assim, mesmo sendo a religião que possui o maior número de adeptos, não se pode dizer que a França é um país Católico.

Sem dúvida, religião é um fator cultural. Logo, é reflexo da cultura de um povo e da forma como ele se relaciona consigo mesmo, além dos fatores sociais e espirituais individuais.

Se você quiser entender um pouco mais da cultura francesa, assim como outras novidades sobre o francês, acesse o Nouvelles.

Você terá acesso a materiais diversificados sobre a língua francesa.

Caso você queira estudar francês e não sabe por onde começar, pode entrar em contato com a ProFrancês.

Uma excelente equipe de profissionais plenamente capacitados espera por você.

Não demore a iniciar seus estudos. Invista em seu crescimento.

Você não se arrependerá em aprender um novo idioma.

Além da língua, você aprenderá muito sobre a cultura da França, sobre outros países que falam francês e muito mais!

Será uma excelente oportunidade! Quem sabe, daqui a um tempo, você não conhecerá os principais pontos turísticos da França se comunicando em francês?!

Agende uma conversa com nossa equipe