Professor de francês

O professor é de uma forma geral uma das primeiras profissões que um aluno pensa em seguir. Ser um professor de francês pode ser o sonho de muitas pessoas que apresentadas à língua se apaixonaram e decidiram fazer de seu prazer um ofício.

Poucas escolas de ensino básico no Brasil oferecem o ensino do francês o que contrasta muito com nosso passado histórico onde o idioma ocupou o lugar de língua universal. Apesar da oferta escassa por meio das escolas convencionais o francês, por sua importância no cenário mundial, se mostra como relevante nas grades de ensino.

O professor de francês é um profissional que deve amar o ensino da língua e ser comprometido com sua disseminação. Para iniciar a formação é necessária a busca por um bom curso de graduação em Letras com habilitação em francês.

A formação

O profissional formado em Letras-Francês adquire não apenas os conhecimentos relativos ao francês e suas literaturas, como também os da língua portuguesa além dos relativos às línguas clássicas como latim e o grego. A formação visa preparar o profissional para estar apto no ensino do português, do francês e suas respectivas literaturas. É exigido do profissional estudo constante. O professor de francês precisa estar sempre exercitando os conhecimentos no idioma para manter a fluência e estar atualizado com a cultura francesa.

A formação tem duração de quatro anos e algumas disciplinas que compõe a grade do curso são as mesmas para as duas habilitações. As disciplinas como teoria literária e linguística, literatura brasileira, literatura francesa, língua portuguesa, serão estudadas minuciosamente para que o futuro professor tenha domínio do conteúdo que será ensinado em sala.

Além das matérias universais, a formação em Letras-Francês trará disciplinas mais voltadas para o ensino da língua francesa e também os relativos à sua cultura. O professor de francês, quando dedicado em sua formação, se tornará um profissional indispensável no âmbito escolar devido à riqueza de conhecimento que a formação oferece.

Um curso de aprimoramento voltado para a didática em sala de aula agrega a formação do profissional uma característica diferenciada, destacando a preocupação do professor em se manter atualizado. Reciclar os conhecimentos e conhecer novas técnicas é indispensável para quem deseja dar aulas em cursos e até mesmo atender empresas.

A graduação em si não consegue atingir certos pontos que são importantes para que o professor consiga ensinar a públicos variados. A busca, pelo professor de francês, por essas especializações deve ser feita por quem deseja ser um profissional diferenciado e disputado pelo mercado.

Um bom professor de francês precisa ser capaz de:

Conseguir responder as perguntas de forma clara e objetiva.

Explicar o conteúdo de forma dinâmica e usar metodologia adequada ao perfil dos alunos.

Conseguir ensinar de forma eficiente à necessidade do conhecimento das regras gramaticais para o adequado uso da língua.

Usar sempre suas experiências de vida quando for preciso motivar os interessados em seguir a carreira de professor de francês.

Saber ouvir. O ensino é uma via de mão dupla, por isso todos aprendem com a experiência.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *