Vai morar na França? Em nosso último post, Márcia de Rizzo e Diego Antunes, professores particulares de francês em São Paulo – SP, apresentam aqui alguns fatos interessantes sobre a frança, e no post de hoje vamos apresentar mais 20 curiosidades sobre o país francês.

  1. Académie Française procurou preservar a língua francesa desde 1634 – tentando proibir, sem sucesso, palavras estrangeiras como blog, hashtag, estacionamento, e-mail e fim de semana. Foi iniciado por um pequeno grupo de intelectos franceses e oficialmente reconhecido por Louis XIII em 1635.
  2. Pelo menos 40% da música em estações de rádio privadas deve ser de origem francesa – desde 1996, o principal órgão regulador de mídia do país, o Conseil Supérieur de L’Audiovisuel (CSA), foi encarregado de aplicar esta lei francesa. O CSA também exige que metade da quota de música francesa tenha menos de seis meses de idade.
  3. A primeira exibição pública de um filme foi feita pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière em 28 de dezembro de 1895 – eles usaram sua invenção o cinématographe (daí o “cinema”) para mostrar 10 filmes de cerca de 50 segundos cada um no Salon Indien du Grand Café em Paris . Eles fizeram muitos outros filmes, mas previam que “o cinema é uma invenção sem futuro”.
  4. Uma mulher francesa é a  humana mais antiga do mundo – ela viveu para um incrível 122 anos e 164 dias, de acordo com o Guinness Book of World Records . Jeanne Louise Calment nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e morreu em 4 de agosto de 1997. Ela viveu a abertura da Torre Eiffel em 1889, duas guerras mundiais e o desenvolvimento da televisão, o moderno automóvel e aviões. Seus compatriotas geralmente vivem muito mais tempo do que a maioria das outras nacionalidades: a França é classificada como sexta na OCDE pela expectativa de vida no nascimento aos 82 anos: 85 anos para mulheres e 79 para homens.
  5. A França legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2013 – quando a presidente Françoise Holland assinou a lei em 18 de maio de 2013, a França tornou-se o nono país da Europa e 14 no mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Embora as pesquisas no momento mostrem que cerca de 50 pessoas francesas apoiaram o casamento gay, nem todos ficaram felizes com isso: milhares de pessoas defendendo os chamados “valores familiares” tomaram as ruas em protesto.
  6. A montanha mais alta da Europa está nos Alpes franceses – Mont Blanc, a 4.810 m, leva de 10 a 12 árduas horas para subir ao cume. Alternativamente, você pode fazer uma viagem de 20 minutos no teleférico mais alto da Europa na vizinha Aiguille du Midi para obter uma visão brilhante do Mont Blanc.
  7. O Museu do Louvre em Paris foi o museu mais visitado do mundo em 2014 – com um impressionante 9,3 milhões de visitantes, recebeu quase a mesma quantidade de pessoas que a população da Suécia.
  8. O primeiro transplante de coração artificial e o transplante de caras do mundo ocorreram na França – o transplante de coração ocorreu em dezembro de 2013 no Hospital Georges Pompidou, em Paris. O dispositivo bioprostético, que imita as contrações de um coração real, é alimentado por bateria externa de íon de lítio e é cerca de três vezes o peso de um órgão real. Os cirurgiões franceses também foram os primeiros a realizar um transplante facial em 2005.
  9. Com cerca de 29 mil km, a rede ferroviária francesa é a segunda maior da Europa (depois da Alemanha) e a nona maior do mundo – a França foi um dos primeiros países do mundo a utilizar a tecnologia de alta velocidade, apresentando o trilho TGV de alta velocidade 1981. O projeto de alta velocidade Tours-Bordeaux, que deverá ser concluído em 2017, adicionará mais 302 km aos 1.550 quilômetros existentes. No entanto, não tão avançado, foi quando o operador ferroviário francês SNCF encomendou 2.000 com um custo de 15 bilhões de euros apenas para descobrir em 2014, que eles eram muito amplos para muitas plataformas regionais.
  10. Paris Gare du Nord é a estação ferroviária mais movimentada da Europa – e, de longe, com cerca de 190 milhões de passageiros passando por ano. Inaugurado em 1846, é também uma das estações mais antigas do mundo.
  11. Os vinhos franceses podem chegar aos preços astronômicos – em 2014, a Sotheby’s vendeu um volume de 114 garrafas de vinhos DCR Romanee-Conti em Hong Kong por mais de 1,45 milhões de euros para um comprador anônimo localizado na Ásia, um recorde mundial para um único lote de vinho. Isso esquivale a  cerca de 1.619 euros por uma taça de vinho.
  12. Os franceses inventaram o sistema métrico, a maneira decimalizada de contagem e pesagem, em 1793 –O protótipo original do quilo, Le Grand K, é um cilindro fabricado na década de 1880 em platina e irídio do tamanho de uma ameixa e foi o único objeto conhecido pelos cientistas a ter uma massa de exatamente 1kg. Tudo o mais medido em quilogramas é definido por Le Grand K. É mantido trancado sob três frascos de sino selados a vácuo em um cofre no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em Sevres, na França. Cilindros duplicados foram enviados ao redor do mundo e, de vez em quando, são comparados ao original. Mas Le Grand K, misteriosamente, parece estar perdendo peso: na última vez que foi pesado, em 1988, foi encontrado com 0.05 miligramas (menos do que um grão de açúcar) mais leve do que as cópias. Le Grand K perdeu massa ou as cópias ganharam? Ninguém sabe.
  13. A gastronomia francesa foi premiada com o Patrimônio Mundial da UNESCO em 2010 – quando foi adicionada à lista de “patrimônio cultural intangível da humanidade”. Especialistas descreveram a importância da gastronomia francesa como “um costume social destinado a celebrar os momentos mais importantes na vida de indivíduos e grupos”, bem como “enfatizar a união” pela sua função de aproximar amigos e familiares e fortalecer os laços sociais.
  14. A maior corrida de ciclismo do mundo, o Tour de France, tem decorrido há mais de 100 anos – com o primeiro evento realizado em 1 de julho de 1903. Em julho, os ciclistas competem cerca de 3.200 km (2.000 milhas) principalmente em torno da França em uma série de estágios Mais de 23 dias, com o ciclista mais rápido em cada etapa vestindo a famosa camisa amarela.
  15. A França produziu alguns dos escritores e pensadores mais influentes do mundo – Descartes e Pascal no século XVII, Voltaire no dia 18, Baudelaire e Flaubert no 19º e Sartre e Camus no vigésimo. Até à data, a França ganhou mais Prêmios Nobres para Literatura (15) do que qualquer outro país.
  16. A França produz quase um bilhão de toneladas de queijo por ano em cerca de 1.200 variedades diferentes – na França é uma arte antiga: o queijo de cabra remonta a pelo menos 500AD, O Roquefort com veios azuis foi mencionado nos registros de um antigo mosteiro em Conques já em 1070, e queijos de fazendas como Emmental começaram a aparecer no século 13. Um provérbio francês diz respeito a um ” un fromage par jour de l’année” – há um queijo diferente para todos os dias do ano.
  17. Você pode obter um “peixe” preso em suas costas no dia dos insetos – se você estiver na França em 1 de abril, não se surpreenda se as crianças tentam colar peixe de papel às suas costas e chamá-lo de ” Poisson d’Avril ‘(Peixe de abril). Esta tradição deve ter começado no século 16, quando o rei Carlos XIV da França mudou o calendário e aqueles que continuaram a celebrar o fim do ano novo no final de março foram ridiculizados como tolos.
  18. A voz humana gravada mais antiga é francesa – um fragmento de 10 segundos da música Au Clair de la Lune foi gravado pelo inventor francês Edouard-Leon Scott de Martinville em papel em 9 de abril de 1860. Ele usou um “fonotógrafo”, o que permitiu sons para ser gravado visualmente. A gravação em papel foi descoberta em 2008 em Paris, e usando a ciência moderna o clipe foi jogado pela primeira vez.
  19. Os franceses comem cerca de 30 mil toneladas de caracóis por ano – mas apenas cerca de 1.000 toneladas da iguaria francesa clássica (servida com alho, salsa e manteiga) vêm da França; apenas cerca de 100 fazendas de caracóis registadas existiam na França em 2015. Se você comeu caracóis na França, é provável que eles tenham sido arrancados dos campos e estradas da Europa Oriental.
  20. É contra a lei transportar caracóis vivos em um trem de alta velocidade na França sem seus próprios ingressos – de fato, qualquer animal doméstico de menos de 5 kg deve ser um passageiro pagador na França. Em 2008, um francês foi multado quando foi pego carregando caracóis em um TGV, embora a multa fosse mais tarde dispensada.
  21. Marcel Proust A la recherche du temps perdu detém o recorde como a novela mais longa do mundo – sua obra-prima de 13 volumes, traduzido como lembrança das coisas passadas, é mais de 3.000 páginas de comprimento e tem um elenco de milhares e centenas de parcelas fios entrelaçados. O primeiro volume foi publicado em 1913.