Aprender um novo idioma é sempre um desafio, mas isso não significa que seja impossível. Por meio do aprendizado qualificado e de dedicação, é possível se tornar fluente.

A questão de tempo é relativa

fluência em francês, por exemplo, depende de alguns fatores que estão além do próprio esforço do estudante, como a facilidade com as línguas. Tem gente que consegue aprender em pouco tempo, e outros podem demorar um pouco mais.

Um ponto positivo é que, para conseguir a fluência, o aluno precisa perder o medo de errar. Já diz o velho ditado de nossos avós: “é errando que se aprende”. Além disso, tudo depende também do contato que a pessoa tem com o idioma em questão.

5 dicas para conseguir fluência em francês

Matricule-se em uma escola de idiomas ou procure aulas particulares

Mesmo que você tenha facilidade com o aprendizado, fazer aulas é imprescindível para quem deseja obter fluência. Quando está em sala de aula, o aluno tem a oportunidade de praticar a conversação e os exercícios. Os professores também possuem ferramentas pedagógicas para transmitir conhecimento, o que é muito mais fácil que tentar aprender sozinho.

Aprenda a ouvir

As crianças, quando vão ser alfabetizadas, já têm um claro domínio da língua, mesmo que ainda não consigam escrever nada. Com quem está aprendendo um novo idioma, o processo é semelhante. É preciso ter muito contato com o idioma estrangeiro, seja por meio de séries, filmes ou leitura de textos. Esse processo é fundamental para que o estudante se familiarize com os sons das palavras. E, depois disso possa ter contato com a gramática, a compreensão escrita e oral e o vocabulário.

Assista desenhos infantis

Já dissemos que os desenhos e séries são ótimos, mas a fluência em francês pode ser conseguida de forma mais rápida ao assistir desenhos infantis em francês. Isso porque a linguagem é para um público infantil e os personagens costumam dialogar lentamente, o que é fundamental para que o estudante possa ir compreendo os sons e as palavras.

Pratique através de exercícios

Além do contato auditivo com o idioma, conseguir fluência em francês depende do vocabulário que você está adquirindo e da prática de exercícios. Não basta, portanto, assistir vários filmes em francês se você não estiver estudando a parte gramatical.

Mude as configurações dos aparelhos eletrônicos

Mude o idioma do telefone, do computador e das redes sociais para o francês. Em pouco tempo, será possível conhecer as palavras relacionadas com redes sociais, computadores e telefonia.

Regularidade é a palavra-chave para adquirir fluência em francês

Apesar das dicas acima, a fluência só será conquistada por meio da frequência com que se tem contato com outro idioma. Por isso, é importante manter uma rotina de estudo e levar o francês para todos os ambientes, sejam eles escolar, de trabalho, universitário ou de lazer.

Gostou das orientações, mas não sabe por onde começar? Nós temos a solução para você. Oferecemos uma aula-degustação para que você possa descobrir, em conjunto com os professores, qual o método que melhor atende às suas necessidades. E sabe o que mais? A aula é totalmente gratuita! Preencha o formulário no site ProFrancês e entraremos em contato com você.

Descubra que, ao conseguir fluência em francês, você não aprende somente um novo idioma, mas conquista outra cultura. E isso não tem preço. As oportunidades se abrem e, quem sabe, você não faz aquela viagem dos sonhos, não preenche aquela vaga ou, até mesmo, ganha uma bolsa de estudos?!

Agende uma aula-degustação

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *