Curiosidades sobre a língua Francesa

Grandes curiosidades sempre rondaram a língua francesa, e isso a tornou mais charmosa e chique ao longo dos séculos. A cultura francesa sempre foi admirada e copiada por muitos povos, sendo considerada em períodos históricos como padrão para uma sociedade ideal.

O idioma francês faz parte do imaginário de muitas pessoas que têm como sonho falar essa língua que tem crescido nos continentes, não só por sua beleza e importância cultural, como por sua relevância nas decisões de diversos setores mundiais. Muitos estão aprendendo francês em razão de seu crescimento no mundo dos negócios. E curiosidades sobre a língua francesa só aumentaram ao longo dos anos.

Você sabia…

Muitos ainda pensam que somente o idioma inglês é capaz de abrir as portas para a comunicação com o mundo, porém por incrível que possa parecer se hoje você souber falar francês, vai conseguir se sair bem em diversas situações, além de ser um diferencial para o currículo profissional.

Dados

O francês é falado em 56 países — em 25 deles, é a língua oficial. Alguns deles são:

  • República Democrática do Congo
  • Senegal
  • Burkina Faso
  • Mônaco;
  • Polinésia;
  • Togo
  • Costa do Marfim

E mais curiosidades sobre a língua francesa: Em alguns países é a língua cooficial, como:

  • Bélgica
  • Madagascar;
  • Haiti;
  • Camarões
  • Canadá;
  • Suíça;
  • Luxemburgo;

Origens e curiosidades

Quando se começa a aprender francês logo se descobre algumas similaridades com o português, e não são poucas. A primeira dessas curiosidades que mais chama atenção quando começamos a aprender o francês é a facilidade que encontramos para compreender essa língua em sua escrita. Devido às origens latinas das duas línguas, tanto francesa quanto portuguesa, muitas palavras se assemelham principalmente na forma de escrever. Veja uns exemplos: Mão se diz main, pão se diz pain, o que torna muito próximo da pronúncia cotidiana dos brasileiros.

As curiosidades sobre a língua francesa não param por aí. Da mesma forma que tem as similaridades também há as diferenças. Muito cuidado com os falsos cognatos! Muitas palavras que se parecem em francês e português podem não ter o mesmo significado. Por exemplo, éventuellement não significa eventualmente, mas possivelmente.

A letra “e” é uma das mais utilizada no idioma francês. Há o caso do escritor francês Georges Perec que se desafiou a escrever um romance inteiro sem a presença da letra. As curiosidades sobre a língua francesa são inúmeras, por se tratar de um idioma tão rico e amplo.

Não se pode deixar de falar dos números. Aprendê-los pode ser um pouco complicado no francês, pois dependendo da numeração desejada é preciso fazer contas (da forma como fazemos com os números romanos). Veja o exemplo do número 70: Fala-se “soixante-dix” (neste caso uma adição sessenta + dez), já o número 80 seria “quatre-vingts” (neste caso uma multiplicação quatro x vinte) e assim por diante.

Parecidas, mas diferentes.

Pois é, mesmo com muitas coisas em comum é preciso entender que sem o devido esforço e dedicação será impossível aprender a língua francesa. A aquisição do idioma exige disciplina e empenho por parte do estudante, para que os resultados cheguem. Uma boa equipe pedagógica, uma orientação adequada e um bom material de apoio serão fundamentais para a conquista de se tornar francófono.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *