Antes de aprender um novo idioma, é fundamental entender sua inserção em um contexto cultural. As pessoas de uma determinada nacionalidade se comunicam e pensam através do meio cultural no qual estão inseridos e é por essa razão que compreender os elementos desse contexto pode ser bastante útil ao processo de aprendizado.

Hoje vamos fazer uma viagem pela França por meio da sua gastronomia, tão apreciada no mundo todo. Embarque conosco!

Uma breve história

A culinária francesa começou a chamar atenção na Idade Média quando eram servidos banquetes para os reis e membros da Corte. Naquele momento, não havia nenhuma preocupação com a sofisticação e tampouco com a estética dos pratos. O foco era denotar a riqueza por meio da fartura e quantidade de alimentos servidos.

Nesse contexto, com o intuito de agradar a realeza, os chefs responsáveis por esses grandes banquetes começaram a cumprir alguns requisitos, como por exemplo, utilizar apenas ingredientes frescos no preparo dos pratos e que fossem colhidos na melhor época. Outra tradição que se criou foi a divisão das refeições em partes: entrada, prato principal e sobremesa. E, junto com essas novidades, começou a haver um cuidado com o visual dos pratos.

Uma curiosidade interessante é que o rei Luís XIV (que chegou a obrigar as pessoas a consumirem apenas produtos locais) foi o responsável por introduzir regras de etiqueta à mesa, como o uso de talheres para cortar as carnes e o hábito de comer sentado (antes disso, predominava o costume romano de comer deitado!).

Como você pode notar, as tradições criadas para elevar o padrão de qualidade dos banquetes são mantidas até hoje, basta fazer uma refeição em um restaurante francês para percebê-las.

Diferentes culinárias no mesmo país

Países antigos, como os europeus, tiveram ao longo de sua história diferentes intercâmbios culturais com outros povos. Com a França não foi diferente, de modo que a culinária do país se dividiu em algumas vertentes diferentes.

Gastronomia burguesa

É a mais tradicional, herança direta dessa época de suntuosos banquetes e considerada como a alta gastronomia francesa. Repleta de pratos refinados, molhos à base de creme e uso marcante da manteiga como ingrediente.

Nouvelle Cuisine

Emergiu nos anos 70, assimilando algumas características de outros países, especialmente as asiáticas. É formada por molhos mais leves, pratos servidos em menores porções e que têm como base ingredientes da estação. Aqui, a apresentação criativa dos pratos é muito importante e eles se tornam parte da decoração da mesa.

Cuisine Du Terroir

É focada no território francês, então, em cada região, valorizam-os ingredientes típicos das condições geográficas e climáticas. São pratos que tendem a preservar ao máximo o sabor desses ingredientes.

Pratos típicos franceses

Não poderíamos deixar de falar sobre alguns dos pratos típicos da gastronomia francesa:

  • Croque Madame: tradicional sanduíche preparado com pão de forma, queijo tipo emmental, presunto, ovo frito e creme bechamel. É encontrado em praticamente todos os bistrôs da França; 
  • Coq au vin: segundo a lenda, o prato foi criado pelo imperador romano Julio César, mas se consagrou na França. Atualmente, é preparado com frango ou galinha caipira cozida, vinho tinto, cogumelos, bacon, cebola, alho e outros ingredientes; 
  • Cassoulet: o prato teria surgido durante a Guerra dos Cem Anos, quando a única opção era combinar todos os ingredientes disponíveis para se alimentar. É preparado com feijão branco, frango e carne de porco; 
  • Ratatouille: é preparado com uma base de legumes, sendo que a berinjela e o tomate são itens obrigatórios! Ficou popular no mundo todo com o filme do pequeno rato chef de cozinha que certamente você já conhece! 

E, por falar em França, que tal experimentar uma aula-degustação conosco? Assim você pode conhecer um de nossos professores particulares. Preencha o formulário e entraremos em contato!

Agende uma aula-degustação

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *