Como falar francês hoje: segunda parte – 6 expressões essenciais para iniciantes

Quer começar a conversar em francês imediatamente?

Se você é um iniciante zero ou um aluno avançado que ainda não criou um código de conversa francesa fluente, estas frases lhe dará o impulso que precisa.

Como falar francês hoje: 6 expressões para comunicação rápida e fluida

Aprenda a diferença entre francês falado e francês escrito.

Isso vai muito além de verbos, substantivos e conjugações.

Para entender e interagir com falantes de francês, você precisa se familiarizar com os principais assuntos das conversas e com tudo o que está sendo dito.

Grande parte da linguagem falada é composta por: repetição, ênfase e reconhecimento. Se você ouvir o lado mais passivo de uma conversa em francês, pode passar a seguinte impressão:

  • “Sério?”
  • “Eu não tinha ideia.”
  • “Pode apostar.”
  • “Isso funciona.”

Nós, não só reconhecemos o que está sendo dito, como conseguimos passar a mensagem para que saibam que estamos “ligados” no assunto. Desta forma, os Franceses continuarão falando, pois compreendem que estamos interagindo e, se estamos interagindo é porque estamos compreendendo.

Para que os Franceses se comuniquem com você, você deverá manter a conversa. Para fazer isso, você precisará de uma variedade de palavras e frases prontas que incluam a linguagem do cotidiano e as expressões idiomáticas que podem ser facilmente reconhecidas e introduzidas nas conversas.

Como usar esta lista: Memorizando frases versáteis e reutilizáveis

Isso pode parecer uma lista de vocabulários incomum, pois não está organizada ao redor de nenhum assunto específico.

Você pode pensar nestas frases como uma caixa de ferramentas. Aquelas que têm usos mais específicos funcionam como uma chave de fenda: são ferramentas básicas que podem ser usadas nas mais diferentes situações.

Salve esta lista no seu telefone ou utilize-se dela para criar um conjunto de cartões. Será um complemento efetivo para qualquer curso de idiomas. Isto não significa não aprender corretamente o idioma que, claramente, inclua: vocabulário, gramática, verbo, entre outros pontos gramaticais. Seria apenas necessário que você aplicasse esta lista à sua realidade de vida atual.

Segue a segunda lista: 6 expressões úteis de comunicação

8. Mais oui ! / Mais non ! (Absolutamente! / Absolutamente não!)

Colocar o “sim” ou “não” é outra maneira de aumentar a ênfase para aquelas ocasiões em que você realmente precisa enfatizar.

Tu me trouves grosse ? (Você me acha gorda?)

Mais non ! (Claro que não!)

9. Ça m’est égal ! (é indiferente / tanto faz!)

Às vezes, uma pequena indiferença casual pode ser muito útil como resposta.

Tu veux voir quel film ? (Que filme quer ver?)

Ça m’est égal ! (tanto faz)

10. Ce n’est pas grave ! (fica tranquilo!)

As coisas muitas vezes parecem um grande problema quando realmente não são. Você pode usar isso para desarmar rapidamente uma situação tensa ou para confortar alguém que está com dificuldades. Observe que o ne da negativa é suprimido no oral em francês.

J’ai oublié notre rendez-vous. Tu m’en veux ? (Eu esqueci nosso compromisso. Você está com raiva de mim?)

Mais non ! C’est pas grave ! (Claro que não! Fica tranquilo!)

11. Ça marche ? / Ça marche ! (Tudo certo? / Tudo certo!)

Outra expressão com ça dando sequência as expressões com ça, seria a expressão ça marche utilizada para saber se está tudo bem com alguém em relação a algum assunto ou alguma coisa. Você também pode dizer Comment ça marche ? , para perguntar como algo funciona, como por exemplo: uma máquina de café ou um telefone celular.

12. Pas de problème ! (sem problema!)

Apenas uma maneira de dizer “sem problema” ou “sem dificuldade “. As respostas rápidas e corretas demonstram sua compreensão dentro do contexto.

13. Ça ne fait rien ! (Não importa!)

Ça ne fait rien (ou apenas ça fait rien ), juntamente com ce pas grave , é uma outra boa forma de dizer que algo realmente não importa.

Caso precise, você sempre pode contar com a ProFrancês, a melhor escola de francês de São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *