Como falar francês hoje: primeira parte – 7 expressões essenciais para iniciantes

Quer começar a conversar em francês imediatamente?

Se você é um iniciante zero ou um aluno avançado que ainda não criou um código de conversa francesa fluente, estas frases lhe dará o impulso que precisa.

Como falar francês hoje: 7 expressões para comunicação rápida e fluida

Aprenda a diferença entre francês falado e francês escrito.

Isso vai muito além de verbos, substantivos e conjugações.

Para entender e interagir com falantes de francês, você precisa se familiarizar com os principais assuntos das conversas e com tudo o que está sendo dito.

Grande parte da linguagem falada é composta por: repetição, ênfase e reconhecimento. Se você ouvir o lado mais passivo de uma conversa em francês, pode passar a seguinte impressão:

  • “Sério?”
  • “Eu não tinha ideia.”
  • “Pode apostar.”
  • “Isso funciona.”

Nós, não só reconhecemos o que está sendo dito, como conseguimos passar a mensagem para que saibam que estamos “ligados” no assunto. Desta forma, os Franceses continuarão falando, pois compreendem que estamos interagindo e, se estamos interagindo é porque estamos compreendendo.

Para que os Franceses se comuniquem com você, você deverá manter a conversa. Para fazer isso, você precisará de uma variedade de palavras e frases prontas que incluam a linguagem do cotidiano e as expressões idiomáticas que podem ser facilmente reconhecidas e introduzidas nas conversas.

Como usar esta lista: Memorizando frases versáteis e reutilizáveis

Isso pode parecer uma lista de vocabulários incomum, pois não está organizada ao redor de nenhum assunto específico.

Você pode pensar nestas frases como uma caixa de ferramentas. Aquelas que têm usos mais específicos funcionam como uma chave de fenda: são ferramentas básicas que podem ser usadas nas mais diferentes situações.

Salve esta lista no seu telefone ou utilize-se dela para criar um conjunto de cartões. Será um complemento efetivo para qualquer curso de idiomas. Isto não significa não aprender corretamente o idioma que, claramente, inclua: vocabulário, gramática, verbo, entre outros pontos gramaticais. Seria apenas necessário que você aplicasse esta lista à sua realidade de vida atual.

Segue a primeira lista: 7 expressões úteis de comunicação

1. Ça va ? / Ça va. (Como está indo? / Bem.)

Esta é uma das primeiras expressões que a maioria das pessoas aprende. Consequentemente, é fácil perceber sua utilidade. Basicamente, ça (isso, aquilo) é um substantivo e va seria a conjugação do verbo aller, que significa ir.

Ça va ? significa literalmente “está indo?”, ou seja pergunta a alguém como estão as coisas. A resposta é quase sempre a mesma da pergunta – ça va !, o que significa que as coisas estão indo bem. Ça ne va pas, que seria a forma negativa, indica que as coisas não estão indo bem.

Há uma tonelada de expressões que podem ser adicionadas ao ça va. Aqui estão alguns exemplos:

Ça va de soi. (É evidente.)

Ça va mal finir. (Isso vai acabar mal.)

Ça te va bien ! (Isso te convém / te cai bem!)

Ça va pas, non ? (Qual o problema?)

Tenha sempre isso quando surgir uma conversa em francês e você não terá problemas em associar estas expressões às diversas situações apresentadas.

2. Ça y est ! (Pronto!)

Ça y est é um pouco semelhante ao uso de voilà ! Muitas vezes significa que algo está feito, terminado. Aqui estão algumas traduções que se encaixam perfeitamente no contexto para o uso de tal expressão:

“Aí está!”

“Finalmente!”

“Está feito!”

3. C’est ça ? / C’est ça. (É isso? / É isso mesmo.)

Você provavelmente está percebendo um certo padrão ao uso desta expressão. Você está certo! Não há como contornar isso, ça é uma palavra que vem à tona, a todo momento, durante uma conversa em francês. Nem tente conversar sem o uso de ça, porque além de não dar certo, é impossível. O ça é automático!

C’est ça ? (É isso?)

Oui, c’est ça. (Sim, é isso.)

Esta pequena palavra vai ajudá-lo em todas as situações. Pode acreditar!

4. Bon ! / Ah bon ? (Bom! / Jura-Verdade?)

Você vai ouvir muitas vezes o adjetivo bon. Literalmente, isso significa “bom”. No francês, porém, frequentemente é usado como uma interjeição. Quando usado no início da frase, é muito parecido com o “então”, assim como em português.

Quando você adiciona um ah na frente e faz uma pergunta, o ah, significa: “Verdade?”

5. Alors ! (Então)

Dependendo do contexto, significa “então” ou “em seguida. Porém, não fique intimidado com muitos detalhes, pois geralmente é bastante fácil descobrir o uso de alors dentro de um contexto. Muitas vezes é usado apenas como uma pausa para dar continuidade à uma linha de raciocínio.

Et alors ? significa “E aí?”

Esta expressão denota a falta de interesse sobre determinado assunto, ou seja, a irrelevância.

6. Bien ! / Eh bien ! (Veja bem…)

A palavra bien se traduz por “bem” ou “tipo”. A palavra “bem” pode significar um estado positivo ou uma indecisão.

Eh bien é uma expressão que significa apenas “veja bem”, mas pode ser usada para dar ênfase a uma pergunta ou uma afirmação.

7 . Ben oui !/ Ben non ! (Porque não! / Claro que não!)

Ben é uma variação de bien que se tornou muito comum. Assim como o bien , pode ser usado para hesitar ou enfatizar.

Tu veux aller au cinéma ce soir ? (Você quer ir ao cinema hoje à noite?)

Ben, oui ! (Porque não!)

Caso precise, você sempre pode contar com a ProFrancês, a melhor escola de francês de São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.