A gramática francesa

gramática francesa

Todo iniciante no estudo da língua francesa precisa fazer várias consultas a uma boa gramática para ter domínio das regras, tirar as dúvidas e ficar mais confiante na hora de usar o idioma. Então como aprender gramática francesa?

Língua oficial de 28 países e presente ao todo em 56 deles, o francês tem mais de 270 milhões de francófonos ao redor do mundo. Só esse dado já apresenta um bom motivo para você iniciar seus estudos para ampliar suas chances em um mundo cada vez mais competitivo. Nesse processo de aprendizagem é essencial ter bons materiais de apoio.

Assista o vídeo do nosso professor Diego Antunes  e aproveite para conhecer um pouco mais da gramática francesa ouvindo um poema do grande escritor Victor Hugo!

Como aprender a gramática francesa com eficiência?

Além de um bom material de apoio é necessário uma boa orientação, pois dessa forma você poupará tempo e ganhará em resultados. Iniciar o aprendizado de um novo idioma requer muita disciplina e principalmente vontade de aprender, por isso quando muitos alunos se deparam com o estudo da gramática acabam se desestimulando por não conhecerem os métodos corretos de aprendizagem.

A paciência é uma forte aliada para o estudo de qualquer conteúdo, por isso o estudante deve ter calma nos momentos dedicados à leitura dos materiais. É preciso tempo para aprender algo novo assim como para aprender a gramática francesa.

Algumas sugestões

Algumas sugestões para facilitar seus estudos da gramática:

Preste muita atenção à repetição dos padrões nas frases em francês que você ler ou ouvir. Aquilo que se repete é facilmente memorizado.

Crie uma “filial da França” em seu cotidiano, faça um horário de imersão total, lendo e assistindo tudo em francês por alguns momentos. Isso vai torná-lo mais próximo do idioma.

Tenha sempre disponível uma gramática na bolsa. Vai para consulta ou demorar esperando por alguém? Aproveite esse tempo para memorizar algumas regras ou tirar dúvidas. Todo momento deve ser aproveitado! Como aprender gramática francesa? Usando o tempo a seu favor!

Um conselho valioso

Como todo bom estudante tenha o hábito de fazer muitos exercícios. Não há melhor forma de aprender qualquer gramática do que exercitando o conteúdo na teoria. Não adianta somente ler o livro é preciso pôr em prática o que você aprendeu.

Os exercícios são a melhor forma de fixação do aprendizado. O melhor é que eles podem ter formatos variados, de acordo com a necessidade do aluno. Você pode conversar com outro colega em francês para treinarem conversação e pronúncia, pode ver um filme e depois escrever sobre a história ou mesmo gravar você cantando para avaliar sua dicção francesa.

Finalizando

Bons professores vão ajudar e muito nessa jornada de aquisição do francês, pois darão a orientação de como estudar. Estudar sem um método adequado pode comprometer seu aprendizado e até mesmo desmotivá-lo.

Como já foi dito acima, o estudo de qualquer gramática necessita de empenho e paciência para que idioma seja adquirido com qualidade. Ser um francófono é possível, só depende de você!

Estudar francês pode ser uma ferramenta de grande mudança em sua vida, em todos os aspectos. Caso você queira uma equipe bem preparada para prestar auxílio em sua preparação, entre em contato com a Profrancês. A professora Márcia Alves de Rizzo e sua equipe possuem ferramentas e técnicas altamente avançadas no ensino do francês.

A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso

Agende uma aula-experimental gratuita