Como aprender francês rápido?

Quer saber como aprender francês rápido? Chegou ao lugar certo. Neste artigo os principais pontos serão abordados para que você possa sentir-se seguro ao trilhar o caminho da aprendizagem do francês acelerado.

Concentre-se em falar

O francês não é escrito da maneira como é falado: não apenas no que diz respeito à ortografia, mas também no que se refere à forma como as frases são formadas. Por exemplo, enquanto nous significa tecnicamente “nós” em francês, a maioria dos franceses irá usar o pronome on , que se traduz por “a gente”.

Em vez de nos dizer nous sommes allés au supermarché , os Franceses provavelmente dirão, on est allés au supermarché (a gente foi ao supermercado).

Se você tentar aprender o francês escrito e falado, você terá que aprender das duas maneiras ao mesmo tempo.

Se, no entanto, você se concentrar no francês falado e decidir aprender o francês escrito mais tarde, você falará muito mais rápido, e se seu objetivo final for apenas de ser compreendido pelos Franceses, este é um ótimo caminho a percorrer.

Este método, obviamente, tem suas desvantagens. Se você decidir concentrar todos os seus esforços no francês falado, você poderá incorporar acidentalmente alguns erros na sua escrita quando colocada no papel.

Por exemplo, o Francês geralmente diz je sais pas (ou até mesmo “ché pa” para encutar a frase) no lugar de dizer je ne sais pas , que seria gramaticalmente correto para “eu não sei”. Sendo assim, se desejar escrever francês corretamente você precisará reaprender.

Quanto tempo se leva para aprender francês?

Tendo em mente essas dicas, provavelmente você ainda está se perguntando quanto tempo precisará estudar francês antes de se tornar fluente. A resposta, é claro, reside em quão intensamente você está disposto a dedicar-se à aprendizagem da língua francesa.

Imersão completa em francês: 3 a 6 meses

Com imersão total na língua francesa, você poderá ter um nível intermediário de três a seis meses. Claro, a imersão francesa completa pode ser difícil de conseguir, considerando o fato de você morar onde o francês não é a língua falada.

Imersão Parcial em francês: 6 a 12 Meses (em média)

A imersão parcial em francês é menos intensa, porém pode ser feita através de um curso regular onde você estudará de 1 a 2 vezes por semana. Para este trabalho você deverá contar com uma professora de francês.

A chave para garantir que você obtenha fluência ainda mais rápido com este método é confiar em ferramentas que o imergem ainda mais no idioma. Para fazer isso, certifique-se de que suas atividades de lazer sejam em francês o máximo possível: leia livros franceses , assista televisão francesa e quando puder viaje e conheça os países francófonos .

 

Seja criativo! Se você é um amante de xadrez, tente aprender a jogar o jogo em francês, com os nomes franceses para cada peça. Se você gosta de assistir esportes profissionais, considere o rugby ou o futebol francês e assista os jogos em francês. A chave aqui é garantir que você tenha exposição máxima a língua francesa.

Ocasional ou esporádica: isso depende de você!

Se você não tem tempo (ou recursos) para dedicar-se à imersão em francês, ainda assim você poderá aprender francês.

A CIA afirma que leva cerca de mil horas para aprender uma língua estrangeira, então configure um sistema para acompanhar as horas que você se dedica ao francês – como um gráfico de termômetros, por exemplo – e deixe sua imaginação ser guiada para atingir esse objetivo!

Comece com alguns dos recursos listados acima: obtenha um ótimo livro de textos em francês, tente combinar o idioma com suas atividades de lazer e se puder, inscreva-se para uma aula de francês.

Você também pode assistir filmes franceses e ouvir música francesa para treinar seu ouvido.

Não importa quais técnicas você escolherá, quão fluente você será em francês e com qual rapidez, isto sempre dependerá da sua dedicação e persistência.

E, como sempre, os professores da ProFrancês são uma ótima opção para melhorar o seu aprendizado da língua francesa. Entre em contato conosco e experimente um modo maravilhoso de falar francês.

BONNE CHANCE !