Advérbios em francês

Saber usar os advérbios em francês enriquecerá o conhecimento da língua para qualquer pretenso francófono.

Os advérbios são fundamentais para denotar ideias negativas, positivas além de trazer precisão às frases e adicionar detalhes. Ao longo do aprendizado o aluno fará uso regular dos advérbios tanto na fala quanto na escrita e o assunto poderá ser reforçado com muitos exercícios propostos pelo professor. Uma boa opção também é o trabalho em grupo, pois a interação é sempre facilitadora na hora de aprender.

Para quem deseja se tornar francófono com qualidade, o uso e principalmente, o conhecimento real dos advérbios em francês é ponto fundamental no processo de aquisição do idioma. Algumas regras irão ajudar nesse início de aprendizagem, mas é necessário estar ciente de que o aprofundamento no assunto trará os resultados buscados por cada estudante de francês.

Regras

Aqui os advérbios que são derivados de particípios passados usados na frase como adjetivo:

Forcer – forçar > force > forcément

Préciser – precisar, especificar > precisé/precisément

Aveugler – Cegar > aveuglé/aveuglément

Alguns dos adjetivos que terminam em “u” irão formar o advérbio com o sufixo “ûment”:

Assidu – assíduo > assidûment.

Cru – grosseiro > crûment

Continu – contínuo > continûment

Os adjetivos que terminam em “ant ou ent” vão formar os advérbios com as terminações

“amment ou emment” como os advérbios em francês:

Négligent – negligente > négligemment

Violent – Violento > violemment

Prudent – prudente > prudemment

Exceção:

Lent – lento > lentement

Importante lembrar: Os advérbios notamment (notavelmente) e précipitamment (precipitadamente) não têm formas equivalentes de adjetivo.

Será acrescentado o sufixo “ment” nos casos:

Aisé – fácil > aisément

Absolu – absoluto > absolument

Ambigu – ambíguo > ambigument

Atroce – atroz > atrocement

– devido > dûment

Será acrescentado o sufixo “ment” à forma feminina do adjetivo:

Tel – tal > telle – tellement

Total – (total) > totale – totalement

Actif – ativo > active – activement

Dernier – último > dernière – dernièrement

Fou – louco > folle – follement

Grossier – grosseiro > grossière – grossièrement

Exceção: A palavra gentil- gentiment

Finalizando

Para aprender com qualidade o estudante deve dar a cada assunto atenção suficiente para que o aprendizado aconteça. O advérbio em francês é um tema que deve ser estudado com paciência e orientação.

Falar um novo idioma requer empenho e disciplina por parte do aluno, mas uma equipe pedagógica preparada e empenhada em auxiliar o estudante fará toda a diferença no resultado final.

Pesquisar e analisar são pontos importantes para a escolha final, lembrando que essa decisão não deve ser pautada somente pelo fator preço. Quando se procura por qualidade no ensino o valor pago deve ser visto como investimento e nunca como uma questão decisória.

Escolhido o curso ou professor particular, haverá uma orientação para iniciar os estudos. Os advérbios em francês serão abordados de acordo com a metodologia proposta pelo docente de maneira que o aluno assimile o assunto de modo eficaz. Os exercícios de fixação também ajudarão a consolidar o conhecimento.

Seguindo as orientações do professor e fazendo as tarefas propostas o novo francófono conseguirá usar os advérbios com coerência e segurança, o que garantirá um diálogo em francês com a qualidade e respeito que toda língua merece receber.

O advérbio é uma classe de palavras que traz uma “marca” para uma determinada frase, tornando-a forte, diferenciando situações ou pessoas, por isso deve ser um assunto visto com muita atenção pelo estudante de francês.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.