Adjetivos em francês

O adjetivo é uma classe de palavras que denota atributos ao substantivo. Saber usar adjetivos em francês é muito importante para o uso correto da língua. Com o uso do adjetivo o novo falante poderá interagir com mais segurança em terras francófonas mostrando-se agradável e carismático.

Aprender uma nova língua exige empenho e disciplina por parte do aluno e montar um plano de estudos é importante para que o aprendizado ocorra de forma coerente e eficaz. Cada língua tem suas particularidades e regras que o estudante precisará conhecer e assimilar. Aprendendo sobre o uso dos adjetivos em francês, o aluno terá certo conforto, pois assim como no português o adjetivo no idioma de Moliére vem, na maioria das vezes, depois do substantivo.

Ao tomar a decisão de aprender francês, o segundo passo é procurar um bom curso para ter o auxílio adequado para a aquisição do idioma. Algumas dicas são importantes e serão expostas neste artigo no intuito de ajudar, pois percorrer um caminho desconhecido sem uma orientação segura pode se tornar uma experiência desagradável e até mesmo desanimar o estudante. Aprender com qualidade exige técnicas adequadas, estratégias e tempo de qualidade dedicado ao estudo do idioma.

Exemplos de Adjetivos em francês

Como já foi mencionado, no francês o adjetivo vem na maioria das vezes depois do substantivo. Exemplo:

Il est grand. Elle est grande.” (Ele é alto. Ela é alta)
“La couleur bleue est très belle.” (A cor azul é muito bonita)

Agora as exceções:

“Une petite femme” (uma mulher baixa)

“Un vieil arbre” (uma árvore velha)

Essas particularidades podem ser entendidas com as regras abaixo:

O significado muda de acordo com a posição do adjetivo:

Se vier antes do substantivo: sentido figurado
Se vier depois do substantivo: significado concreto

Como exemplo para essa regra, o uso do adjetivo em francês “grand”: antes do substantivo, significa “importante”, caso venha depois do substantivo vai se referir ao fato de ser “grande”.

Outra regra que vale a pena ser lembrada é s quando um adjetivo se referir a substantivos de gêneros distintos, a forma masculino predominará no plural. Como exemplo:

“Les filles et les garçons assidus seront récompensés par l’école.” (Meninas e meninos esforçados serão recompensados na escola.)

No caso do grau dos adjetivos:

O comparativo:

Mais: plus

Menos: moins

Tão… quanto: aussi… que

Exemplo: Rio de Janeiro est aussi beau que Paris. (O Rio de Janeiro é tão bonito quanto Paris)

Os adjetivos em francês no grau superlativo:

Os artigos definidos (le, la) + plus(mais)/moins(menos) + adjetivo.
Le plus rapide : o mais rápido

As exceções serão:

Pequeno: petit/petite (adjetivo)  Moindre (comparativo) – le moindre/la moindre (substantivo)

Bom: Bon/bonne (adjetivo) – meilleur/meilleure (comparativo) – le meilleur/la meilleure (substantivo)

Ruim: mauvais/mauvaise (adjetivo) – pire (comparativo) – le pire/la pire (substantivo)

Concluindo

A classe dos adjetivos é assunto muito básico e prático de estudar, mas ao mesmo tempo é preciso ter certo domínio em seu uso para poder manter um diálogo com francófonos nativos.

Saber gramática deve ser uma das prioridades do estudante interessado em falar francês, por isso dedicar tempo e buscar ajuda de um bom professor faz toda diferença no momento de aprender o idioma.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.