O aprendizado de qualquer atividade requer esforço. Quando se trata de aprender línguas, a máxima é mais verdadeira ainda. No entanto, mais que o esforço individual em si, as estratégias de ensino e os métodos adotados por cada pessoa contam muitos pontos. Por exemplo, aprender francês pode parecer um bicho de sete cabeças à primeira vista, mas acredite, o treinamento do dia a dia é capaz de fazer milagres. 

Será que dá para melhorar o vocabulário?

Além da conjugação de verbos em francês, o grande desafio para os brasileiros é conseguir melhorar o vocabulário. Diferentemente do inglês, que aparece com frequência no entretenimento, além de ser uma disciplina curricular comum nas escolas, o francês não é presença carimbada no nosso cotidiano. 

Isso, porém, não é empecilho para o seu aprendizado. 

Abaixo, selecionamos alguns truques para melhorar o vocabulário em francês:

Assista a filmes e seriados em francês

não tem jeito! Você precisa ouvir outra pessoa falar francês para conseguir reter vocabulário e conhecer palavras novas. Por isso, assista a filmes e seriados e priorize aqueles com diálogos mais lentos, como os desenhos animados. No começo, você até pode usar legendas em português. Depois, opte pelas legendas em francês e, por último, arrisque-se a assistir sem legenda. Faça isso várias vezes com o mesmo filme ou o mesmo episódio e verá o quanto de palavras novas você adquiriu com essa estratégia!

Treine com música e podcasts

Faça uma playlist das músicas em francês que você conhece e escute-as durante o maior período de tempo que puder. Depois disso, escolha as canções que mais lhe atraíram e tente cantar junto. Você irá se surpreender. Outra estratégia é ouvir podcasts na língua que se deseja aprender. Basta selecionar um tema que lhe agrade e deixar o áudio tocar. Aqui a estratégia é assimilar o contexto, e não necessariamente todo o conteúdo. Uma ótima dica é o excelente podcast chamado FranceInfo: com ele, você ouvirá notícias internacionais durante o dia todo e em qualquer lugar. Ainda que você não entenda tudo, é ótimo para seu cérebro se acostumar com os sons da língua.

Crie o hábito de ler em francês:

É óbvio que você não precisa tentar ler livros enormes, mas pode optar pela sessão infantil. Le Petit Nicolas e Le Petit Prince são alguns exemplos de livros de fácil leitura. Outro truque é criar o hábito de ler notícias em francês, pois elas apresentam um vasto vocabulário sobre os assuntos mais diversos.

Aprenda como uma criança!

Já parou pra pensar que as crianças começam a falar português apenas aos 2 ou 3 anos de idade? Antes disso, elas só ouviam e se apropriavam do som. Você não precisa aprender, você precisa ouvir. O mais importante no aprendizado de uma língua nova é não ter medo nem vergonha. Questione tudo! E isso pode ser feito com brincadeiras. Aliás, a sessão infantil e as estratégias de aprendizado das crianças podem ser ótimas aliadas. Para cada palavra nova que aprender, faça um desenho que associe àquele termo. Deixe colorido, pois isso irá auxiliá-lo a memorizar. 

E, para memorizar ainda mais o vocabulário, você precisa de conversação. Você pode até treinar sozinho, em frente ao espelho. Mas o ideal é que você tenha contato com outros falantes do idioma. Os chats instantâneos são uma estratégia, por exemplo. 

Para que seu aprendizado seja ainda melhor, é fundamental o acompanhamento de um professor, pois ele irá auxiliá-lo na construção de tópicos importantes para a fluência em francês. Quer saber se esse é o melhor método para você? Participe de uma aula-degustação, totalmente gratuita, e avalie. Preencha o formulário que a nossa equipe entrará em contato com você.

Agende uma aula-degustação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *