fbpx

A festa mais esperada do ano em grande parte do mundo é o Natal, e na França isso não é diferente. E para realizar esta grande comemoração, os franceses gostam de reunir a família, fazer a decoração de suas casas e cozinhar vários pratos típicos desta data, como em outros países e cidades do mundo.

Na França, o Natal não é comemorado da mesma forma: cada uma tem um jeito diferente de celebrar este dia. Suas tradições são bem diferentes umas das outras, mas o espírito natalino é o mesmo em todos: comemorar a vida e a união entre os povos.

Umas das características que dá início e fim às comemorações varia de acordo com a região local. Localizada no nordeste da França, Alsácia é uma região que começa as celebrações quatro domingos antes do dia 25 de dezembro, que é durante o Advento. Nestes dias eles acendem quatro velas uma em cada domingo.

Este período é marcado por este ritual que termina só no próximo ano, no dia 6 de janeiro, este dia é conhecido como o Dia de Reis. Neste dia, iniciando em 6 de dezembro, eles oferecem doces, frutas e pães, para as crianças, presente de Saint Nicolas – conhecido como o santo que inspirou o tão conhecido Papai Noel.

No sudeste do país da região de Provença, o Natal se inicia no Dia de Santa Bárbara, dia 4 de dezembro, e as festas são finalizadas no dia 2 fevereiro com a festa de Chandeleur, que é a chegada da primavera e ela é celebrada com os franceses comendo crepes.

E tem os pagãos com seus costumes religiosos que marcam o dia do Natal Francês, com uma lenda da Bretanha, conta-se que no dia de Natal às doze badaladas da véspera, os conhecidos monumentos de pedra menires se levantam do chão e são benzidos com agua benta.

Na região de Bretanha, algumas famílias colocam de decoração um pedaço de tronco de árvore com Guirlandas, e elas são benzidos com água benta e sal, e depois colocam para queimar na suas lareiras de suas casas. As cinzas que ali são geradas, acredita-se que tenham propriedades medicinais e são guardadas também para fins de proteção de ambiente e contra raios e animais conhecidos como peçonhentos.

E porque não participar destas comemorações, se você vai viajar para França aproveite estas comemorações tradicionais, como também o frio que você pode fazer atividades na neve, o esqui nos Alpes Franceses, ele é muito conhecido e oferece opções de esportes com níveis diferentes para todas as idades.

As comidas típicas do Natal Francês são bem conhecidas pelas famílias que costumam se reunir nas suas mesas para comemorar o Natal, a culinária varia de acordo com cada região. Na região de Alsácia, tem-se o costume de servir bolos de amêndoas conhecido como (chrischtstolle), biscoitos, brioches e pães que levam frutas em sua recita o famoso (berewecke).

Não podemos falar de Natal e esquecer-se dos mercados da França os Marchés de Noël, os famosos mercados natalinos que ocupa toda a Europa. Esta atração surgiu na região de Alsácia que conquistou mais de 35 cidades da Franca. Apresentando produtos locais como artesanatos, comidas e produtos de decoração. A França e seu Natal são encantadores, e claro deu até vontade de vivenciar toda esta cultura e magia do Natal.

Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 86 9974-0784
Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 86 9974-0784