fbpx

Em novembro deste ano, o Presidente da França – Emmanuel Macron – apresentou ao público um plano de investimento na ordem de 250 milhões de Euros para incentivar a prática de esportes em Paris.

O estado francês deve assumir pelo menos a metade dos custos do projeto. Esse plano prevê a construção de 5.000 equipamentos esportivos para os próximos 3 anos.

Créateur : LUDOVIC MARIN | Crédits : AFP via Getty Images

Em vez de focar no financiamento de grandes infraestruturas, esse plano vai focar na criação de 1000 dojos, 1000 campos de futebol, 500 de basket, 500 de padle e 500 “skate parks”. Os beneficiários desse plano vão ser as coletividades em déficit de infraestruturas esportivas como, por exemplo, a cidade de Marseille ou o departamento de “Seine-Saint Denis”, local onde Macron fez o discurso anunciando a criação desse plano.

Os primeiros projetos concretos deverão começar ainda esse mês (nov/21).

As principais críticas da oposição foram baseadas no fato que essa obra devia ter começado no início do quinquênio de Macron, caso de fato as intenções fossem estruturais e não apenas um suposto palanque para sua reeleição. De fato, a oposição denuncia uma tentativa de recuperação política do presidente francês a fim de se reeleger presidente em 2022.

O presidente Francês tem agora um pouco mas de mil dias para provar que não é tarde demais para fazer da França uma “nation sportive” (nação esportiva) antes das Eleições e dos Jogos Olímpicos de 2024.

Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 86 9974-0784
Fale conosco: contato@profrances.com.br ou +55 86 9974-0784