fbpx

Alcançar a fluência em outro idioma é uma tarefa desejada por muitos, mas nem todos conseguem. O primeiro e mais importante passo para que consigamos buscar a fluência é simplesmente perder o medo de falar o idioma que estamos aprendendo. Mas a grande questão é: como perder esse medo? Separamos algumas dicas para lhe ajudar.

1. ACEITE QUE COMETERÁ ERROS E ESTÁ TUDO BEM

Quando estamos aprendendo qualquer coisa nova, há grandes chances de cometermos erros. Com um idioma novo não seria diferente, por isso, se você cometer algum erro, aceite e aprenda com ele. Todos que já aprenderam algum idioma novo sabem que não é uma tarefa fácil e também já estiveram no seu lugar.

2. ESPELHO, O SEU MELHOR AMIGO

Isso mesmo, se tem vergonha de falar com outras pessoas, comece falando com você mesmo. Vá até um espelho e inicie uma conversa consigo mesmo, fazendo perguntas, respondendo, simulando diversas situações do dia a dia ou alguma situação específica que você está prestes a enfrentar – uma entrevista de emprego ou de visto, embarque em algum aeroporto, entre outras.

É somente com a prática que você conseguirá certa fluência para manter normalmente uma conversa em um novo idioma.

3. SOLTE A VOZ E SEJA FELIZ

Nada melhor do que aprender se divertindo, não é mesmo? Por isso, uma boa forma de aprender a falar e pronunciar é cantando ou até mesmo lendo as letras das suas músicas preferidas em voz alta. Mesmo que saia do ritmo, não se preocupe. Foque na pronúncia e significado das palavras.

No YouTube, há vários vídeos com a função karaokê, isto é, que têm o ritmo da música sem a voz. E você consegue ir lendo a letra e cantando.

4. SERIADOS SÃO ÓTIMOS PROFESSORES

Você já costuma assistir um seriado com áudio e legenda no idioma que você está aprendendo? Veja como essa é uma grande oportunidade! Mas, para ela ficar ainda mais completa e treinar a fala no outro idioma, sugerimos que vá pausando algumas partes que têm palavras novas ou que você tem dificuldade de falar e repita a frase conforme escutou e leu na legenda.

Acredite, essa técnica tem um poder incrível para você praticar a fala e ir perdendo o medo de falar outro idioma.

5. INTERNET É A PORTA DO MUNDO

Utilize essa ferramenta a seu favor. Se você está aprendendo francês, certamente há algum francês no mundo que queira aprender português. Que tal fazer uma amizade e cada um ensinar a sua língua nativa para o outro?

Os benefícios dessa parceria são muitos, mas o principal seria que ambos estão nas mesmas condições de aprendizado, podendo cometer erros sem ser julgados.

6. FAÇA AULAS DE CONVERSAÇÃO

Se você prefere aulas presenciais, invista em aulas de conversação no idioma que quer aprender. Você verá que perderá o medo de falar, aprenderá com os seus erros e com os erros dos outros que estão na sala e também querem aprender a falar esse novo idioma.

Nós podemos lhe ajudar a perder o medo de falar. Sabia que você pode participar de uma aula-degustação totalmente gratuita e analisar se esse método é o melhor para você? Preencha o formulário que nós entraremos em contato com você para mais detalhes. Perca hoje mesmo o seu medo de falar outro idioma. Lembre-se que quem tem boca, vai a Roma, à França, ao Japão e aonde quiser.

AGENDE UMA AULA-DEGUSTAÇÃO

Categorias: Blog