Os organizadores das Olimpíadas revelaram recentemente como será a Abertura dos Jogos: O Rio Sena será o grande protagonista, “Seine Olympique” (Rio Sena Olimpíco) escolhido como palco da cerimônia.
Programada para dia 26 de julho de 2024, os atletas desfilarão na abertura em “Bateaux-Mouches” (Barco-Mosca), no Rio Sena.
Vai ser a primeira vez na história das Olimpíadas que uma cerimônia de abertura acontecerá fora de um estádio. O comitê especificou que, por seis quilômetros, 160 barcas levarão os 10.500 atletas originários de 20 delegações diferentes no rio parisiense. Nada menos do que 600.000 espectadores poderão assistir a cerimônia.
A vontade de “Démocratiser la cérémonie d’ouverture des jeux” (Democratizar a cerimonia de abertura dos jogos) será presente e, haverá mais lugares gratuitos que pagos no meio dos 600.000 disponíveis.
Os organizadores prometem um espetáculo fora do comum, com hologramas, dançarinos sobre os telhados ou ainda uma orquestra sinfónica flutuante na Sena durante as 7 horas da cerimônia de abertura.
Depois desse anúncio tão grandioso, as equipes das Olímpiadas tem agora menos de 1000 dias para trabalhar com as autoridades públicas e fluviais para garantir o bom desenrolar do que aparenta ser uma cerimônia de abertura inesquecível.