A lista é extensa e é de dar água na boca.
Estão preparados?
Vamos lá!
Siga com a gente nossa seleção dos dez queijos mais conhecidos:
O queijo Pérladon, é o primeiro representante da lista dos melhores franceses, produzido na região de Languedoc, pertence à família de Queijos de Cabra, em francês: fromage de chèvre e em inglês: goat cheese.
Vacherin Mont-d´Or, é o segundo da lista dos melhores queijos franceses, produzido na região das montanhas.
O Roquefort do produtor Papillon, é o terceiro da lista dos melhores queijos franceses, este é produzido em Roquefort-sur-Soulzon, região de Aveyron , pertence à família de Queijos azuis, em francês: fromage à pâte persillée .
Aí vem o Gaperon à l´ail, é o quarto da lista, produzido na região de Auvergne com leite de vaca não pasteurizado e parcialmente desnatado, textura cremosa e densa.
O quinto é o Banon produzido na região da Provence, a lista é graúda, o sexto é o queijo Salers produzido com leite da vaca da região de Auvergene, manuseados em cubas de madeira em lotes extremamente pequenos, produzidos artesanalmente.
E segue o sétimo desta listagem preciosa o Ossau Iraty da ovelha, em 2011, o queijo Ossau-iraty elaborado pela Fromagerie Agou ganhou o prêmio de melhor queijo com leite não pasteurizado do mundo e do melhor queijo francês na competição World Cheese Awards.
Os franceses adoram competições, não é não?
O Beaufort Chalet d´Alpage, é o oitavo representante da lista de melhores queijos franceses, produzido na região da Savoie com leite de vaca não pasteurizado, possui aroma de flor e um sabor que lembra amêndoa doce.
Mimolette ou Boulle de Lille, é o nono representante da lista, com um aroma frutado e um sabor amanteigado e que são muito apreciados junto às omeletes e saladas.
O décimo representante desta lista de melhores queijos franceses é o Epoisses au marc de Bourgogne, queijo produzido na região da Borgonha, consumido em temperatura ambiente, podendo degustá-lo com uma generosa fatia de pão e geleia de damasco por cima, tipo aperitivo, super cremoso!