Você está se mudando para a França? Márcia de Rizzo e Diego Antunes, professores particulares de francês em São Paulo – SP, apresentam aqui alguns fatos interessantes para prepará-lo para a vida na França, ou se você já mora na França, verifique o quão bem você conhece o país francês!
1. A França é o destino turístico mais popular do mundo: cerca de 83,7 milhões de visitantes vieram para a França, de acordo com o relatório da Organização Mundial do Turismo publicado em 2014, que o torna o país mais visitado do mundo.
2. A França é o maior país da União Europeia, e é conhecido como “o hexágono”, com uma área de 551.000 km2, é quase um quinto da área total da UE, e devido à sua forma de seis lados. Às vezes, é feita referência à França como o hexágono. Aproximadamente um quarto é coberto de florestas; Somente a Suécia e a Finlândia têm mais.
3. Luis XIX foi o rei da França por apenas 20 minutos, o reinado mais curto na história, subiu ao trono francês em julho 1830 depois que seu pai Charles X abdicou, e 20 minutos depois abdicou em favor de seu sobrinho, o duque de Bordeaux. Compartilhe esse registro com o Príncipe herdeiro Louis Philippe, que tecnicamente se tornou o Rei de Portugal depois que seu pai foi morto, mas morreu de uma ferida 20 minutos depois.
4. Liberté, Egalité, Fraternité, que significa ‘liberdade, igualdade e fraternidade’ (ou fraternidade) é o lema nacional da França – que apareceu pela primeira vez em torno do tempo da Revolução (1.789-1.799), e foi escrito nas constituições de 1946 e 1958. Hoje você vai vê-lo em moedas, selos postais e logotipos do governo, muitas vezes ao lado de “Marianne” que simboliza o “triunfo da República”. O sistema jurídico na França ainda é amplamente baseado nos princípios estabelecidos no Código Civil de Napoleão Bonaparte após a revolução, no século XIX.
5. O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem em 1915 (Primeira Guerra Mundial) – a palavra “camouflage” vem do verbo francês “para compensar o cenário”. Armas e veículos foram pintados por artistas chamados “camoufleurs”.
6. Na França pode-se casar com um morto – (sim, é uma lei francesa de verdade), em casos excepcionais, pode se casar a título póstumo, basta que se possa comprovar que o falecido tinha a intenção de se casar enquanto estava vivo e autorização do presidente francês é concedida. O caso aprovado mais recente ocorreu em 2017, quando um jihadista concedeu permissão a um casal da polícia gay para se casar com seu parceiro póstumo.
7. Os franceses produziram uma série de invenções de renome mundial:
- o “pai do confeiteiro de conservas” Nicolas Appert surgiu com a idéia de usar frascos de vidro selados colocados em água fervente para preservar a comida em 1809, e o uso posterior de latas era o idéia de outro francês, Pierre Durand;
- O sistema de leitura e escrita para cegos, braille, foi desenvolvido por Louis Braille, que era cego enquanto criança;
- o médico René Laennec inventou o estetoscópio em um hospital em Paris, em 1816, primeiro descoberto por enrolar papel em um tubo, o qual Alexandre-Ferdinand Godefroy patenteou o que depois veio a ser o primeiro secador de cabelo do mundo em 1888.
- Os irmãos Montgolfier Joseph e Etienne tornaram-se os pioneiros do vôo de ar quente após a primeira exibição pública mundial de um balão de ar quente não tripulado em 1783.
- Um fato menos conhecido é que o popular jogo Etch-a-Sketch foi inventado na década de 1950 depois que o técnico elétrico francês André Cassagnes descascou uma transferência translúcida de uma placa de luz e descobriu que suas marcas de lápis permaneceram na sua parte inferior, resultado do pó metálico carregado eletrostáticamente.
8. A França foi o primeiro país do mundo a proibir os supermercados de jogar fora ou destruir alimentos não vendidos – desde fevereiro de 2016, as lojas devem doar o desperdício para bancos de alimentos ou instituições de caridade.
9. Cerca de um milhão de franceses que vivem perto da fronteira italiana falam italiano – embora o francês seja a língua oficial e a primeira língua de 88% da população, existem vários dialetos regionais e línguas indígenas, como alsacianos, basco, bretão, catalão, occitano e flamenco. Em uma escala maior, o francês é a segunda língua materna mais falada na Europa, depois do alemão e antes do inglês, e espera-se que se torne a primeira língua materna em 2025 devido à alta taxa de natalidade do país.
10. A Academia francesa tentou preservar a língua francesa desde 1634, tentando proibir, sem sucesso, palavras estrangeiras como blog, hashtag, estacionamento, e-mail e fim de semana. Foi iniciado por um pequeno grupo de intelectuais franceses e oficialmente reconhecido por Louis XIII em 1635.
Trackbacks/Pingbacks