As colônias no continente americano (sul, norte e central) foram comumente chamadas de América Espanhola, América Portuguesa e América Francesa. O Québec foi colonizado pelos franceses e depois pelos ingleses.
Nos tempos de colonização, no continente americano, a língua francesa não limitava-se ao Canadá: sua extensão territorial partia do Québec ao extremo sul dos Estados-Unidos, em Nova Orleans (La Nouvelle Orleans).
Na América Norte, antes da unificação canadense e da criação da província do Québec, a Nova França havia sido fragmentada em: Canadá, L’Acadie, Terre-Neuve, Territoire de la Baie, Louisiane.
Centrada no Novo Mundo, o território de Québec é desde então uma terra de encontros, alguns conflituosos, primeiro entre os franceses e os ameríndios (que eram os povos originários) e depois alguns conflitos com os canadenses e britânicos.
Depois de longas datas de colonização francesa e britânica, a soberania do Québec começou a ser discutida apenas no século XX com a posição política de De Gaulle que gritou: “Viva o Québec livre” em 1967 quando estava presencialmente em Montréal.
Em 1969 houve o reconhecimento e a oficialização do idioma francês na região. 11 anos depois, um plebiscito aconteceu com o objetivo de separar o Québec do Canadá. Ainda que a independência do território nunca tenha acontecido, o movimento separatista ganhou maior autonomia política e econômica na província.
O Québec se torna atrativo para muitas pessoas que desejam imigrar e estudar a língua francesa é um dos pontos positivos para a candidatura. Todo imigrante em potencial deve entender um pouco dessa terra cheia de contradições, porém cheia de vida e de encanto! Estudar francês na ProFrancês pode te ajudar nesse objetivo. Para além das aulas de preparação para o exame de francês , a gente te traz todos os aspectos culturais e subjetivos da língua francesa no contexto atual do Canadá.
Gostaria de receber parte desse texto na língua francesa para poder estudar tanto em português quanto em francês? Mande uma mensagem pra gente no WhatsAPP!