fbpx

O francês business, ou francês para negócios, é diferente do francês do dia-a-dia. Se você trabalha em uma empresa que exige contato com falantes da língua francesa, ter um curso de francês com um bom programa de aprendizado será essencial para você se sair bem na conversação.

Normalmente o programa geral de um curso de francês possui uma grade completa com as habilidades que você irá precisar, como vocabulário, gramática, conversação, simulações que o ajudarão em cada situação. Vejamos agora 5 dicas para aperfeiçoar sua linguagem para negócios.

5 dicas para aperfeiçoar o francês para negócios

A maior preocupação ao se aprender um novo idioma é conseguir reter as informações transmitidas nas aulas. Mas passadas estas dificuldades do primeiro estágio do aprendizado, será preciso aperfeiçoar a língua. Vejamos 5 dicas que ajudarão nesse processo.

1) É importante ter o conhecimento básico

Para que você possa avançar no Francês profissional, é importante começar do básico, pois este é o momento mais sólido do aprendizado. Tendo conhecimento das estruturas da gramática e de um vocabulário básico, isso será como mola propulsora para se aperfeiçoar, tornando assim mais difícil esquecer a língua quando precisar assimilar informações mais avançadas.

2) Tenha um horário dedicado apenas para o estudo da língua

É essencial dedicar uma parte do seu tempo para aprender e aperfeiçoar a língua francesa. Para quem deseja chegar ao nível avançado da linguagem para negócios, precisa ter um estudo mais aprofundado. Evite passar longos períodos sem ler ou pegar nos livros. Mas também recomendamos apenas 15 minutos por dia, não mais do que isso. Se não conseguir se dedicar no estudo com livros, ouça podcasts em francês que tratam da área comercial, leia artigo no lemonde.fr a respeito do mundo dos negócios.

3) Explore seus pontos fortes

Aperfeiçoe aqueles pontos que inicialmente você achava difícil de aprender. Desafie-se a motivar-se e queira sair de sua zona de conforto por procurar sempre oportunidades para ampliar seus conhecimentos.

Faça da leitura do Francês um hábito

É importante fazer da leitura da língua um hábito a ser incluído nas técnicas de estudo. Leia a literatura francesa, pois ajudará não apenas no conhecimento da linguagem, mas irá enriquecê-lo culturalmente de uma maneira geral. Procure também ler termos técnicos e um glossário de palavras relacionadas com o seu trabalho, desta forma irá enriquecer seu vocabulário business.

Escreva no idioma

É sugerido aqui que o aluno crie dois diários ou agendas: uma na língua portuguesa e outra em francês. Desta forma será capaz de imergir no universo da língua de forma natural. Crie pequenas frases de francês business, simule um problema no seu trabalho ou uma pergunta em uma reunião e escreva a resposta.

Concentre-se nas palavras que serão úteis no seu trabalho

Caso você viaje a negócios, aprenda o vocabulário condizente com o que você irá precisar para se comunicar. Por exemplo: se você trabalha na área de alimentação e restaurantes, aprenda todo vocabulário que envolve esse universo e pesquise as pessoas com as quais você irá ter contato nessa viagem, estude essas pessoas: formação, onde mora, idade. Isso te ajudará a estar mais preparado quando o momento do tête-à_tête chegar.

Conclusão

O idioma francês tem por base o latim, o mesmo que o português. Assim, ambas as línguas têm algo em comum, a similaridade de vocabulário, tornando mais fácil o aprendizado.

Nunca se esqueça que aprender uma nova língua é um processo gradual e que precisará de esforços constantes para conseguir chegar a um nível em que você ficará satisfeito. Evite aprender tudo em 24 horas. O melhor é o aprendizado gradual, pouco a pouco a cada dia. Desta forma, certamente você não só enriquecerá culturalmente, mas irá aperfeiçoar sua linguagem para negócios.

Quer saber mais? Então visite nosso site e preencha o formulário para uma aula-degustação. Certamente você apreciará nosso conteúdo sobre a língua francesa e aperfeiçoar sua linguagem para negócios.

Agende uma aula-degustação