Como a páscoa é celebrada na França

Muito se pergunta sobre como a páscoa é celebrada na França. A páscoa por si só é uma data cercada de magia e poesia e algumas curiosidades são sempre levantadas, especialmente por quem deseja saber um pouco mais sobre a cultura francesa.

Na França, as comemorações da páscoa são celebradas totalmente rodeadas de chocolate, o que não causa espanto, já que a confeitaria local é mundialmente admirada pelas especialidades produzidas. A festa pela ressureição de Jesus Cristo é marcada por muita alegria e canções.

Os franceses não possuem um prato tradicional para a data. Saber como a páscoa é celebrada na França, nos leva a observar as diferenças entre os países. No Brasil, por exemplo, o prato principal é o bacalhau acompanhado de batatas, já na França o carneiro predomina na maior parte das mesas, por ser o animal, um símbolo da data comemorativa.

Em algumas regiões é comum os franceses consumirem também a carne de coelho ou galinha, mas o ovo de páscoa predomina como grande anfitrião dos festejos.

Falando em ovo de páscoa, o símbolo é uma criação francesa.  Tal costume de presentear os amigos com ovos surgiu em tempos antigos pelos povos do mediterrâneo e, saber como a páscoa é celebrada na França, relembra os habitantes do leste europeu e do oriente que, também participaram do surgimento dessa data.

O costume festivo viajou através dos séculos e conseguiu chegar até a idade média com diversos significados, destacando o de festejar a chegada da primavera. O ovo representava o princípio da vida fazendo alusão à ressurreição de Cristo. Eles eram decorados com pinturas artesanais e usados como forma de presentear amigos e também na decoração da data.

Os ovos de chocolate surgiram no século XVIII e, para entende melhor como a páscoa é celebrada na França, é preciso revirar as informações que confirmarão cada vez mais a beleza da cultura francesa.

Outra tradição francesa é de esconder os chocolates para as crianças brincarem de caça às cegas e divertirem-se saindo à procura das gostosuras no dia de Páscoa. Mesmo aqueles que não possuem jardim, têm a opção de participarem da brincadeira em vários lugares públicos (como castelos e parques) que organizam o evento para  as crianças poderem manter a tradição.

Outro hábito do país é o do sino de Páscoa.  Para descobrir como a data da páscoa é celebrada na França, é preciso lembrar que na região sudoeste do território francês e na Bélgica, os sinos permanecem em silêncio, sem soar desde a quinta-feira anterior à data comemorativa, representando luto, e os habitantes locais perpetuam a história de que os sinos foram embora para Roma e que só retornam no domingo de Páscoa. Com o retorno do sino, vão sendo deixados ovos de páscoa pelos caminhos percorridos.

Aprender um idioma é muito mais que adquirir uma nova língua, pois a língua de um povo é carregada de história e quando aprendemos uma cultura diferente, enriquecemos não somente a área linguística, mas toda nossa vida.

E não se esqueça: A Profrancês é a escola com os melhores professores de francês de toda São Paulo – SP. Entre em contato conosco e receba um orçamento sem compromisso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *